Resumo

Título do Artigo

Até Onde vai a sua Consciência? Um Estudo sobre a Relação entre Características do Produto e Consciência Ambiental
Abrir Arquivo

Tema

Inovação Sustentável e Marketing

Autores

Nome
1 - Manoela Lawall Radtke
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) - Programa de Pós-Graduação em Administração Responsável pela submissão
2 - Cid Umpierres Sousa
-
3 - Cassiano Tressoldi
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) - Administração e negócios
4 - Renato Dall Agnol
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) - Administração
5 - Stefania Ordovas de Almeida
-

Reumo

A preocupação com questões ambientais está cada vez mais presente na sociedade (Elduque, Javierre, Elduque, & Fernández, 2015). O rápido crescimento econômico e o consequente consumo excessivo aceleraram a deterioração ambiental em todo o mundo, levando a crescentes preocupações ambientais relacionadas ao consumo (Taufique & Vaithianathan, 2018). Nesse cenário, um dos grandes vilões da sustentabilidade, que contribui para a degradação do meio ambiente e causa um grande impacto ambiental, é o plástico (Lewis, Verghese & Fitzpatrick, 2010)
Portanto, este estudo tem como objetivo entender a relação entre a consciência ambiental do consumidor e o comportamento de consumo de calçados plásticos, considerando-se aqui os atributos e a características deste produto.
Sun, Liu, e Zhao (2019) afirmam que o nível de consumo e degradação ambiental aumentaram nos últimos anos. Dessa forma, a preocupação com a consciência ambiental se tornou essencial tanto para os acadêmicos quanto os profissionais. Sob essa perspectiva, defende-se que os consumidores que apresentam maior consciência ambiental são, frequentemente, mais inclinados a mudar seu comportamento positivamente em relação ao meio ambiente (Han & Kim, 2010; Suki, 2016), demonstrando, assim, maiores comportamentos pró-ambientais, entretanto, a consciência ambiental depende das características dos produtos
Adotou-se abordagem qualitativa. Como método de coleta de dados, utilizou-se entrevistas com roteiro semiestruturado.
A análise revela três temas relacionados ao comportamento ambiental do consumidor de calçados plásticos e sua relação com os impactos ambientais decorrentes: consciência ambiental, comportamento pró-ambiental e atributos de produto.
Com a perspectiva de entender a relação entre características do produto e consciência ambiental, 11 entrevistas foram conduzidas e pontos importantes observados. Dubeux e Correa (2011), mencionaram que as pessoas te?m conhecimento a respeito dos problemas ambientais, porém mesmo detendo a informac?a?o na?o a colocam em pra?tica, na?o deixam de comprar produtos de empresas que na?o respeitam os limites ambientais e relutam em abrir ma?o de algo em detrimento da natureza e o bem-estar social.
Anantharaman, M. (2018). Critical sustainable consumption: a research agenda. Journal of Environmental Studies and Sciences, 8(4), 553-561. Chua, K. B., Quoquab, F., Mohammad, J., & Basiruddin, R. (2016). The mediating role of new ecological paradigm between value orientations and pro-environmental personal norm in the agricultural context. Asia Pacific Journal of Marketing and Logistics, 28(2), 323-349. Ghose, A., & Chandra, B. (2020). Models for Predicting Sustainable Durable Products Consumption Behaviour: A Review Article. Vision, 24(1), 81-89.