Resumo

Título do Artigo

Economia Circular e Economia Compartilhada: O Estado da Arte da Produção Científica Internacional
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Dhieciane de Sousa Araújo
Universidade Federal do Ceará - UFC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA E CONTABILIDADE Responsável pela submissão
2 - Aline Alves da Silva
Universidade Federal do Ceará - UFC - FEAACS
3 - Augusto Cézar de Aquino Cabral
- Universidade Federal do Ceará

Reumo

Novos paradigmas, como os da economia circular e economia compartilhada, têm buscado uma abordagem não linear e mais sustentável para tratar das questões de produção-consumo. Esta literatura é, contudo, escassa, fragmentada e relativamente incipiente. Em face desta realidade, existe uma lacuna emergida do grande interesse social e acadêmico nas opções que visem o modelo produtivo como um todo e que englobam alternativas de consumo, como a economia circular e compartilhada. Logo, a literatura carece de uma visão geral convergindo ambas as economias e analisando a base teórica que as sustentam.
A seguinte questão foi suscitada para discussão: como se configura a produção científica internacional da economia circular e compartilhada? O objetivo geral é analisar como se configura a produção científica internacional da economia circular e compartilhada. Os objetivos específicos são: i) constatar o volume de publicações e estrutura de citação dos estudos em economia circular e compartilhada; ii) averiguar os documentos e revistas mais co-citados relativos ao campo de pesquisa e; iii) identificar a rede de co-ocorrência das palavras-chaves nos estudos sobre as economias.
As diversas formas propostas de destinações de resíduos não têm se mostrado adequadas para solucionar satisfatoriamente os problemas ambientais. Assim, existe um enorme interesse nas opções que englobem o modelo produtivo como um todo e que visem alternativas de consumo, com as economia circular e economia compartilhada. As atividades produtivas geram impactos no meio ambiente, principalmente, durante as entradas e saídas de matéria e energia. Por isso, cada vez mais vem ganhando relevância formas que busquem alternativas para redução do volume de resíduos desperdiçados pela organização.
Almejando responder à questão guia da pesquisa e atender aos objetivos traçados, optou-se por utilizar a análise bibliométrica com aplicação da metanálise, com abordagem qualitativa e quantitativa. Para o mapeamento dos dados, foram extraídos uma amostra de 99 documentos e exportado para o software VOSviewer para geração de mapas de redes.
Embora os resultados tenham mostrado um crescimento no volume de publicações e estrutura de citações, as pesquisas na área ainda são exploratórias. Os documentos mais co-citados foram os estudos que tem o tema da economia circular como foco, sendo estes em maioria publicados no Journal of Cleaner Production. Também, verificou-se que a economia circular e economia compartilhada, apesar de estarem em agrupamentos diferentes, possuem ligações expressas pelas linhas e pela expessura das mesmas, tendo como hot-topics principais os termos business, innovation, sustainability e economy.
As pesquisas concernentes às economias ainda são temas emergentes e precisam ser mais explorados. Os documentos e revistas mais co-citados ao longo do período estão divididos em seis clusters, porém, ainda assim, interligados entre si. As palavras de maior co-ocorrencia variam em economia circular, desenvolvimento sustentável, sustentabilidade, economia compartilhada, comportamento de consumo e uso de recursos. Por fim, os hot-topics que interligam as duas temáticas são business, innovation, sustainability e economy.
Govindan, K., Shankar, KM., Kannan, D. (2020). Achieving sustainable development goals through identifying and analyzing barriers to industrial sharing economy: A framework development. International Journal of Production Economics. 227, 107575. Kalmykova, Y., Sadagopan, M., & Rosado, L. (2018). Circular economy – From review of theories and practices to development of implementation tools. Resources, Conservation and Recycling. 135, 190-201. Stahel, WR. (2016). The circular economy. Nature News, 531 (7595), 435.