Resumo

Título do Artigo

UNIVERSIDADES, STAKEHOLDERS E ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA REVISÃO DA LITERATURA
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Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - RAQUEL TEODORO DA SILVA ONEVETCH
Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Jardim Botânico Responsável pela submissão
2 - Barbara Galleli
Universidade Federal do Paraná - Setor de Sociais Aplicadas

Reumo

As universidades são conhecidas por seu papel de disseminadoras de conhecimento, motivo pelo qual, na conferência de Estocolmo, foram consideradas como ator chave na promoção do desenvolvimento sustentável (DS). Neste sentido, a integração das diversas partes interessadas na Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) foi rigorosamente destacado na agenda 21. Assim sendo, para promover o engajamento das instituições de ensino com os stakeholders a fim de promover o desenvolvimento sustentável são necessárias estratégias que engajem as duas partes.
A partir da contextualização apresentada, são formuladas as seguintes perguntas de pesquisa: Quem são os stakeholders-chave das universidades? Quais os tipos de estratégias que melhor promovem seu engajamento na promoção do desenvolvimento sustentável? Com o intuito de esclarecer estas questões e promover uma melhor compreensão sobre o tema, este estudo realizou uma análise de dois modelos a saber: o Salience Stakeholders e o modelo de Savage et al. (1191), pois a combinação de ambos permite a categorização das partes interessadas e a definição do melhor tipo de estratégia para cada tipo.
O Salience Stakeholders é uma ferramenta que permite categorizar as partes interessadas de acordo com a combinação de atributos de poder, legitimidade e urgência que possuem, indicando aos gestores o grau de relevância de cada parte (Mitchell et al. 1997), enquanto o modelo de Savage et al. (1991) permite identificar o potencial em ameaçar ou colaborar de cada tipo de stakeholder fornecendo assim um modelo conceitual de qual estratégia é indicada para engajar os distintos tipos de stakeholders, especialmente voltadas para o contexto do desenvolvimento sustentável.
Para responder as questões dessa pesquisa foi realizada uma revisão da literatura, que de acordo com Snyder (2019), é um método de pesquisa que permite coletar e sintetizar pesquisas anteriores. A coleta de dados foi realizada nas bases de dados Scopus e Web of Science buscando por artigos sobre universidades, DS e stakeholders publicados no período entre 2005 e 2014 que compreende a Década das Nações Unidas para o Desenvolvimentos Sustentável e optou-se por incluir os artigos publicados até a data da pesquisa nas bases de dados.
Os resultados encontrados mostram que os dois estudos se complementam e podem apontar os tipos de stakeholders, indicando o potencial em ameaçar ou colaborar fornecendo um caminho a seguir na formulação das estratégias. Ao categorizar de acordo Mitchell et al. (1997) descobriu-se que os tipos de stakeholders das universidades são definitivos, dominantes, dependentes e discricionários. Quando confrontados com o modelo de Savage et al. (1991), quanto à disposição para colaborar ou ameaçar as partes interessadas das universidades se classificam em: dispostos a colaborar, marginais e ambíguos.
As evidências da análise desta revisão permitiram concluir que o modelo de Mitchell et al. (1997), apesar de possuir limitações é uma ferramenta capaz de categorizar os stakeholders das IES e quando combinado com o modelo de Savage et al. (1997) fornecem um modelo conceitual que auxilia os gestores no processo de formulação e implementação de estratégias que engajam stakeholders e universidades na promoção do desenvolvimento sustentável.
MITCHELL, R. K., AGLE, B. R. e WOOD, D. J. (1997) Toward a theory of stakeholder identification and salience: defining the principle of who and what really counts, Academy of Management Review, V. 2, 1997, p. 853-886. SAVAGE, G. T., NIX, T. W., WHITEHEAD C. J., & Blair, J. D. (1991). Strategies for assessing and managing organizational stakeholders. Academy of Management Executive, V.5, 1991, p. 61-75. SNYDER, H. Literature review as a research methodology: An overview and guidelines. Journal of Business Research, V. 104, 2019, p. 333–339.