Resumo

Título do Artigo

RESTAURANTES E IMPACTO AMBIENTAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - VITORIA YULIA BIIHRER COLLAR
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Escola de Administração Responsável pela submissão

Reumo

Com a pandemia de COVID-19, pudemos observar que o setor de alimentação fora do lar foi um dos setores mais afetados, devido sua importância e necessidade, e impossibilidade de atendimento, sendo permitido atender pelos sistemas de Delivery ou Take-Away. Com a pandemia foi necessário alterar a maneira de operar: na linha de produção dos alimentos, do cardápio ofertado, na comunicação para/com clientes, horário de atendimento, descarte de lixo, reaproveitamento de alimentos, no uso de embalagens e no consumo de energia e água. Esse estudo analisará essas mudanças e o impacto ambiental gerado.
O artigo tem como principal objetivo de pesquisa entender o impacto ambiental de restaurantes no contexto da pandemia de COVID-19. Para isso, tem-se como objetivos do trabalho: Estudar o impacto ambiental: formas, maneiras e ocorrências; Investigar o uso de embalagens descartáveis; consumo de água; consumo de energia elétrica, aproveitamento de alimentos e compra de fornecedores locais em restaurantes da cidade de Porto Alegre/RS e Relacionar: a pandemia de COVID-19 e seu impacto ambiental nos restaurantes.
A revisão de literatura se baseou em três pontos: alimentação fora do lar, impacto ambiental e impacto ambiental em restaurantes durante a pandemia de COVID-19, salientando que o artigo foi escrito durante a pandemia. A ideia é explanar sobre as definições de ambos e como eles se relacionam com a temática vivida pelos restaurantes durante a pandemia de COVID-19.
Foi utilizado um método exploratório de caráter qualitativo com entrevistas semiestruturadas com donos e gerentes de sete restaurantes situados em Porto Alegre/RS. As entrevistas ocorreram no mês de agosto do ano de 2020 e foi utilizado tanto ferramentas de vídeo conferência quanto ligações telefônicas para coleta de dados. A análise dos discursos dos entrevistados foi feita com o auxilio do programa Microsoft Excel, onde foi possível distribuir em tópicos a transcrição de partes das entrevistas para revisar maiores detalhes.
Para a análise, a fundamentação teórica proporcionou uma abordagem relacionada ao estudo do impacto ambiental em restaurantes, onde elencamos quatro vertentes: Energias Limpas, Descarte de Resíduos/Lixo, Agricultura Local e Otimização de Alimentos.
A pandemia de COVID-19 impactou profundamente o modelo de negócios de restaurantes em Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul/ Brasil, a impossibilidade de atender o cliente dentro do estabelecimento tornou a relação entre os dois agentes distante. O meio ambiente foi impactado de maneira diferente do que num cenário pré-pandemia, aumentando o consumo de descartáveis em função dos novos serviços oferecidos com o Take-Away; diminuindo no consumo de água uma vez que existe menos louça gerada sem o consumo local e diminuindo também nas sobras de comida que precisavam ser descartadas.
ABRASEL. Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. Saiba mais em: https://rs.abrasel.com.br/abrasel/, Acesso em 27/07/2020 às 14h23; COOMBS, W. T. (2007a). Protecting organization reputations during a crisis: the development and application of situational crisis communication theory. Corporate Reputation Review, 10(3), 163-176; SÁNCHEZ, Luís Enrique. Avaliação do Impacto Ambiental: Conceitos e Métodos. 2.ed – São Paulo, Brasil, 2015; VENZKE, Cláudio Senna. A GERAÇÃO DE RESÍDUOS EM RESTAURANTES, ANALISADA SOB A ÓTICA DA PRODUÇÃO MAIS LIMPA - Brasil, 2001.