Resumo

Título do Artigo

Inovação e Reestruturação Organizacional: impactos no desenvolvimento de pessoas de uma empresa multinacional do setor do alumínio
Abrir Arquivo

Tema

Gestão de Pessoas e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Rafaela Costa Brandão
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS - Lavras Responsável pela submissão

Reumo

As empresas, hoje, são cada vez mais desafiadas a se reinventarem e se adaptarem a um mercado volátil e complexo, trazendo tendências de transformação digital constantes. Organizações devem acompanhar essas mudanças para sobreviver ou arriscam perder espaço no mercado perante seus concorrentes, clientes e talentos. A indústria do alumínio conta com uma grande gestão de cadeia de suprimentos, que traz uma ampla necessidade de preocupação com sustentabilidade para o meio ambiente, seu setor financeiro e uso de recursos de modo geral para sua produção (DIAS, 2014).
A empresa X se encontra no contexto de uma reestruturação organizacional, com transformações em suas prioridades estratégicas, focando em operações mais sustentáveis para seu negócio e com o desafio de continuar desenvolvendo pessoas no processo. O problema de pesquisa deste estudo se resume em: Como o processo de reestruturação organizacional impacta no desenvolvimento de pessoas e na busca por inovação e sustentabilidade em operações? Seu objetivo, então, é de promover conhecimento sobre impactos de uma reestruturação organizacional de uma empresa global no desenvolvimento de suas pessoas.
O mundo dos negócios está num contexto volátil, incerto, complexo e ambíguo. Porém, o interior das organizações mantém-se o mesmo, com as mesmas ferramentas e metodologias de trabalho (MACK; KHARE, 2016). Na indústria do alumínio, a gestão e preocupação com estratégias inovadoras são cruciais, em prol de vantagem competitiva perante seu mercado, em questão de inovação e sustentabilidade. A Gestão de Talentos trata como pessoas se desenvolvem e crescem dentro de uma empresa, exigindo programas e estratégias mais fluidos e customizados, como integração de novatos e programa de mentoria.
A pesquisa se deu através de estudo de casos múltiplos, com a técnica de observação participante. Essa metodologia tem o intuito de estudar decisões, indo além da análise de eventos únicos, de forma a entender motivos, meios e resultados relacionados a elas (YIN, 2015). Esses fenômenos empíricos não necessariamente têm seus ambientes e cenários claros. Essa abordagem permite a investigação prática de acontecimentos conforme seu contexto. Isso não significa generalizar a realidade como totalidade de uma empresa, mas oferecer um conhecimento maior sobre fenômenos que abrangem o objeto de estudo.
Mudanças sempre trazem impactos negativos e, no caso da empresa estudada, eles se deram em projetos de desenvolvimento de pessoas, objetos de estudos deste trabalho: guia de integração de gestores, programa de mentoria e academia de inovação. Eles são exemplos de inúmeros programas e ações descontinuados na empresa após sua reestruturação organizacional. Isso se deu, pois tais iniciativas tinham públicos-alvo que se encontraram no meio dessas divisões, eliminações, descentralizações e substituições de estrutura, o que fez com que o foco de cada uma delas simplesmente não fizesse mais sentido.
Uma transformação tão grande como a que a empresa X passou apresenta riscos, como um possível desperdício de esforço e capital humano em projetos que podem vir a ser descontinuados, o que impacta diretamente na qualidade de desenvolvimento de suas pessoas. Frente às limitações relacionadas à abordagem de uma única pesquisadora em uma única empresa, é sugerida a aplicação de entrevistas em profundidade em prol de uma análise que indique se é um ato isolado de uma única instituição, se é pertinente ao ramo de atuação ou, até mesmo, algo compartilhado pelo mercado de modo geral.
DIAS, P. Inovação sustentável na cadeia de suprimentos. In: ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO EMPRESARIAL E MEIO AMBIENTE, 16., 2014, São Paulo. Anais [...] São Paulo: Engema, 2014. MACK, Oliver; KHARE, Anshuman. Perspectives on a VUCA World. In: MACK, Oliver; KHARE, Anshuman; KRÄMER, Andreas; BURGARTZ, Thomas. Managing in a VUCA World. [S. l.]: Springer, 2016. p. 3-19. YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.