Resumo

Título do Artigo

Consumo Sustentável: uma análise da produção científica internacional
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Tema

Inovação Sustentável e Marketing

Autores

Nome
1 - Francisco Carlos da Costa Filho
Universidade Federal do Ceará - UFC - FEAAC
2 - Laís Vieira Castro Oliveira
Universidade Federal do Ceará - UFC - Universidade Federal do Ceará
3 - Diego Sampaio Vasconcelos Ramalho Lima
Universidade Federal do Ceará - UFC - Universidade Federal do Ceará
4 - Clayton Robson Moreira da Silva
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI - Campus Pedro II Responsável pela submissão

Reumo

Nos últimos anos, o problema da tríade de população, meio ambiente e desenvolvimento foi acompanhado pelo elemento agregado do consumo, com um consequente boom de estudos sobre consumo sustentável. Assim, esta temática tem se popularizado no meio acadêmico, por ser percebida como um assunto de interesse global, resultando no crescente volume de pesquisas relacionadas ao tema. Desse modo, argumenta-se que mapear a produção científica sobre um determinado tema pode ser um caminho para a expansão do conhecimento científico na área.
Este estudo busca evidenciar a evolução da produção científica sobre consumo sustentável, desenvolvendo uma análise sob a égide da bibliometria e das redes colaborativas. A relevância da pesquisa reside não apenas na escassez de estudos que evidenciem a evolução da produção científica sobre consumo sustentável, considerada até então incipiente na literatura nacional e internacional, mas por apresentar um panorama geral com uma amostra global de pesquisas em ciências sociais aplicadas, mais especificamente em administração, contabilidade e finanças.
Destaca-se que os indivíduos vêm adaptando suas práticas de consumo em decorrência das atuais configurações sociais, além da evolução das dinâmicas e demandas mercadológicas que passaram a considerar as questões ambientais em suas alternativas de consumo (Severo, Guimarães, Brito & Dellarmelin, 2017). Nesse sentido, é evidente a necessidade de que sejam repensados a produção e o consumo de bens e serviços, respeitando os recursos naturais, com o objetivo de assegurar o atendimento das necessidades das gerações atuais e futuras.
A pesquisa classifica-se como descritiva, pois busca analisar a produção científica sobre consumo sustentável. Utiliza-se uma amostra global composta por todos artigos disponíveis na base de dados Scopus®. Como delimitação para melhor alinhamento ao objetivo proposto, foram selecionados apenas artigos publicados em periódicos nas áreas Business, Management and Accounting e/ou Economics, Econometrics and Finance, restando um total de 994 artigos, que compuseram a amostra final desta pesquisa. Foram aplicadas técnicas bibliométricas e sociométricas, com foco nas redes colaborativas.
De forma geral, houve evolução da produção científica sobre o assunto, com maior concentração de artigos entre os anos de 2010 a 2019. No tocante ao periódico mais profícuo, destacou-se o Journal of Cleaner Production, com um total de 203 publicações, e o autor que mais publicou sobre o tema foi Schrader, U., vinculado à Technische Universität Berlin, na Alemanha, com 8 artigos. Ainda, foram registrados quatro diferentes clusters de redes de coautoria e três clusters que sugerem diferentes correntes de pesquisa sobre o tema.
A ana?lise da evoluc?a?o histo?rica da pesquisa sobre consumo sustentável evidenciou que a tema?tica manifesta um comportamento emergente, o que foi corroborado pela predomina?ncia de abordagens de pesquisa qualitativas e ensaios teo?ricos. Isto sugere uma oportunidade para a intensificac?a?o dos estudos no campo, inclusive aqueles de natureza quantitativa, a? medida que o conhecimento sobre o feno?meno vai se consolidando no meio acade?mico. Desse modo, por meio deste estudo, é possível elaborar uma agenda de pesquisas sobre consumo sustentável, contribuindo para o avanço da temática.
Anantharaman, M. (2018). Critical sustainable consumption: a research agenda. Journal of Environmental Studies and Sciences, 8, 553–561. Liu, Y., Qu, Y., Lei, Z., & Jia, H. (2017). Understanding the evolution of sustainable consumption research. Sustainable Development, 25(5), 414-430. Severo, E. A., Guimarães, J. C. F., Brito, L. M. P., & Dellarmelin, M. L. (2017). Environmental sustainability and sustainable consumption: the perception of Baby Boomers, Generation X and Y in Brazil. Revista de Gestão Social e Ambiental, 11(3), 92-110.