Resumo

Título do Artigo

O USO DA ENERGIA FOTOVOLTAICA NA DIVERSIFICAÇÃO DO NEGÓCIO: APLICAÇÃO EM UMA EMPRESA DO RAMO DE INFRAESTRUTURA FLEXÍVEL
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Tema

Inovação Sustentável e Marketing

Autores

Nome
1 - Leonardo Augusto de Campos
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETPS - SP Responsável pela submissão
2 - Antonio Cesar Galhardi
UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA
3 - Ana Graziele Lourenço Toledo
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus de Aquidauana

Reumo

As pressões exercidas pela competitividade no nível global e pela sociedade que demanda soluções para minimizar o impacto da ação no meio ambiente conduzem as empresas à busca de modelos de negócios que incorporem premissas de inovação e empreendedorismo. Estas premissas potencializam a capacidade da empresa em obter ganhos de mercado mediante o fornecimento de produtos e serviços que imprimam uma menor pegada ecológica, além da redução de custo e melhor atendimento (AGUADO; ALVAREZ; DOMINGO, 2013; JAKTHAR, RATHORE E MANGLA, 2018).
A utilização de coberturas de armazéns para geração de energia fotovoltaica é uma possibilidade para a diversificação do portfólio de produto no setor. Diante deste contexto, a questão de pesquisa que orienta este estudo é: como a energia fotovoltaica pode atuar na diversificação do negócio em uma empresa no segmento de infraestrutura flexível? O objetivo geral do estudo é compreender como ocorre a diversificação da empresa utilizando a inovação sustentável para agregar valor no modelo de negócios.
A empresa escolhe atender outros segmentos ou nichos específicos podendo focar em: a) adotar um conjunto de ações com o propósito de produzir bens e serviços com menor custos, de forma padronizada, com economia de escala e eficiência de processos; b) produzir bens e serviços diferenciados em relação à concorrência, com valor agregado. Diante da necessidade crescente por produtos e serviços verdes, a inovação sustentável configura-se como uma via para obtenção da vantagem competitiva pela diversificação. (Carrilo-Hermosilla et al, 2009; Chen, Kaul e Wu, 2019; He, Miao, Wong e Lee, 2018).
O método investigativo utilizado é a Design Science Research – DSR, aplicável no campo de gestão de operações porque se o ocupa do desenvolvimento de soluções baseadas no conhecimento e aprendizagem humana. A DSR estuda, pesquisa e investiga produtos da criação humana bem como seu comportamento nas esferas científica e organizacionais, projetando artefatos dedicados à resolução de problemas, tanto do ponto de vista acadêmico quanto da organização (BAYAZIT, 2004; ÇA?DA?; STUBKJÆR, 2011).
Após a caracterização do problema, a realização de estudos para desenvolver protótipos de galpões com estrutura para geração de energia fotovoltaica, a escolha de protótipos e observação das soluções propostas, observou-se resultados satisfatórios na análise e os produtos foram incluídos ao portfólio de negócios da empresa, representando a primeira diversificação no mix de produtos e que ocorreu mediante o desenvolvimento de uma solução verde. Evidencia-se a identificação de novas oportunidade de valor que levam à diversificação do negócio pela inovação sustentável (YANG et. al., 2017).
O potencial das inovações sustentáveis para promover a vantagem competitiva e viabilizarem uma diversificação de produtos foi notório no estudo realizado. A incorporação da sustentabilidade ao modelo de negócio incorpora a gestão proativa de múltiplos stakeholders a longo prazo objetivando a criação e valor financeiro e não financeiro para os envolvidos. Contudo, tem-se a oportunidade de maximizar resultados econômicos para a empresa e o cliente, além dos benefícios ambientais da inovação sustentável (GEISSDOERFER; VLADIMIROVA; EVANS, 2018).
CARRILLO-HERMOSILLA, Javier; DEL GONZÁLEZ, Pablo Río; KÖNNÖLÄ, Totti. What is eco-innovation?. In: Eco-innovation. Palgrave Macmillan, London, 2009. p. 6-27. CHEN, Mo; KAUL, Assem; WU, Brian, Adaption across multiple landscape: relatedness, complexity, and the long run effects of cordination in diversified firms. Strategic Management, 2019 HE, F.; MIAO, X.; WONG, C. W. Y.; LEE, S. (2018). Contemporary corporate eco-innovation research: A systematic review. Journal of Cleaner Production, 174, 502–526.