Resumo

Título do Artigo

A percepção dos microempreendedores varejistas de moda sobre o consumo acerca dos impactos da Covid-19 na região de Juiz de Fora, Minas Gerais
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Tema

Inovação Sustentável e Marketing

Autores

Nome
1 - VITORIA POLATO DE LIMA
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis Responsável pela submissão
2 - Túlio Pereira Veiga
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Juiz de Fora / Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
3 - Daniel Vieira do Carmo
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - FACC
4 - Danilo de Oliveira Sampaio
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Universidade Federal de Juiz de Fora

Reumo

O presente estudo propõe apresentar a visão de microempreendedores de moda a respeito dos impactos causados nos hábitos e nos comportamentos de suas consumidoras, durante a Pandemia do COVID-19, com base na Teoria da Cultura do Consumo. Esta pesquisa foi fruto de um estudo exploratório com entrevistas a 10 lojistas, localizados na cidade de Juiz de Fora e região, no Estado de Minas Gerais.
O estudo surgiu com a proposta de avaliar o seguinte problema de pesquisa: “Como o comportamento do consumidor pode ser analisado a partir da percepção das lojistas de moda durante a pandemia do COVID-19 na cidade de Juiz de Fora e Região?”. Estabeleceu-se como objetivo geral identificar por meio da compreensão da lojista de moda se o comportamento de consumo foi afetado durante a pandemia em relação ao consumo de produtos de moda.
Moda é um fenômeno social que transmite as mudanças e as necessidades de uma comunidade. O consumidor de moda busca satisfazer suas necessidades por meio dos valores individuais, emocionais e psicológicos. O ato de vestir está relacionado com aspectos sociais e aspectos culturais. Na Consumer Culture Theory os consumidores são vistos como produtores de cultura. A atividade de consumir passa a ser entendida como uma forma de expressão cultural em si mesma, tornando-se, enfim, um fenômeno cultural. Para compreender o consumo é preciso identificar como a cultura da sociedade.
Realizou-se um estudo exploratório, de natureza qualitativa, com o objetivo de analisar, por meio da visão dos lojistas de moda, se a consumidora final de moda alterou seus hábitos de consumo, seu estilo de vida e seus comportamentos em relação ao consumo de produtos de moda. Foram realizadas 10 entrevistas online com roteiros semiestruturados com lojistas de Juiz de Fora e região, localizados no Estado de Minas Gerais. O roteiro contou com 8 categorias.
Após análise do conteúdo e comparação com os alicerces teóricos citados na pesquisa não pode concluir se de fato houve mudanças no comportamento do consumidor de moda de forma ampla, uma vez que o estudo procurou enxergar tal mudança a partir das percepções individuais das lojistas de moda da cidade de Juiz de Fora e Região. Porém, pode-se apenas afirmar que de acordo com a opinião das 10 microempreendedoras, houve mudanças nos hábitos de consumo de suas clientes e que o consumo aumentou durante a pandemia.
O trabalho possibilitou diversas vertentes para estudos futuros no que tange à compreensão do que levou essas consumidoras a mudarem seus hábitos, estilos de vida e comportamentos durante a pandemia. O estudo das causas dessas mudanças pode ser enriquecedor em um próximo cenário de pandemia podendo minimizar os riscos do futuro. Além disso, ressalta-se que este estudo se baseou na realidade das lojistas entrevistadas, não podendo dessa forma, ser tomado como conclusões generalizadas sobre o consumo de produtos de moda durante a pandemia do COVID-19.
Arnould, E. J., & Thompson, C. J. (2015). Introduction: consumer culture theory: ten years gone (and beyond). In Consumer culture theory. Emerald Group Publishing Limited. Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo/Laurence Bardin; Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições, 70. Miranda, A. P. de (2019). Consumo de moda: a relação pessoa-objeto. Editora Estação das Letras e Cores. Slater, D. (2002). Cultura do consumo e modernidade–trad. Dinath de Abreu Azevedo–São Paulo: Nobel.