Resumo

Título do Artigo

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS E GESTÃO AMBIENTAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO NA WEB OF SCIENCE
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Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - GREICE ECCEL PONTELLI
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Responsável pela submissão
2 - Karine da Silveira Aquino
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus Camobi
3 - Jordana Marques Kneipp
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Reumo

Os problemas ambientais são inúmeros e a degradação do meio ambiente tornou-se uma preocupação mundial. A inserção de mecanismos legais, programas e políticas públicas busca solucionar e amenizar algum desses problemas, entretanto, é necessária uma ação conjunta que envolva diversos atores, incentivos e disseminação da consciência sustentável. Neste sentido, as Universidades assumem um papel de protagonismo quanto à inserção de ações sustentáveis, bem como na conscientização da sociedade.
É importante que as universidades e organizações socialmente, ambientalmente e economicamente corretas apliquem seus recursos para a estimular a criação de uma sociedade sustentável (CAIADO et al., 2018). Diante disso, qual é o panorama da produção científica sobre práticas sustentáveis e gestão ambiental nas instituições de ensino superior (IES) na base de dados Web of Science, no período de 2010 a 2019? O estudo tem por objetivo apresentar um panorama da produção científica sobre práticas sustentáveis e gestão ambiental em IES na base de dados WoS (2010 a 2019) e identificar os hot topics.
O Desenvolvimento Sustentável (DS) busca unir a proteção ambiental e o progresso econômico (ROSELAND, 2000). As universidades desempenham um papel de destaque no DS (TAUCHEN; BRANDLI, 2006), entretanto, vários fatores influenciam a implementação de práticas de sustentabilidade nas universidades: instituições públicas ou privadas; tamanho; liderança da organização em sustentabilidade e orientação política (JORGE et al., 2015).
Esta pesquisa classifica-se como descritiva, de natureza quantitativa, com coleta de dados bibliográficos. Realizou-se uma busca na Web of Science, no período 2010-2019. Para tanto, utilizou-se os seguintes termos de busca: sustain* practices (práticas sustentáveis) ou Environmental management (Gestão Ambiental) e universit* (Universidades) ou Higher Education Institutions (Instituições de Ensino Superior).
As áreas temáticas com maior concentração de publicações são: Education Educational Research, Environmental Sciences e Green Sustainable Science Technology. Entre 2017-2019 o aumento nas pesquisas deixa em evidência a preocupação em investigações na área. Os periódicos com maior destaque Journal of Cleaner Production, Edulearn Proceedings, International Journal of Sustainability in Higher Education e Sustainability. As áreas de Management, Environmental Studies, Environmental Sciences, Business, Education Educational Research, Engineering Environmental e Nursing são consideradas Hot Topics.
A partir dos Hot Topics o conhecimento científico sobre sustentabilidade e gestão ambiental pode ser aprofundado tanto de uma perspectiva operacional (práticas de gestão e governança) quanto acadêmica (educação ambiental e evolução das pesquisas). Como limitação, este estudo apresenta a utilização de apenas uma base de dados. Para estudos futuros sugere-se a investigação das redes de relacionamentos (sociometria), bem como a análise qualitativa das publicações sobre o tema incluindo outras bases de dados.
CAIADO, R. G. G. et al. A literature-based review on potentials and constraints in the implementation of the sustainable development goals. Journal of Cleaner Production, 2018. ROSELAND, M. Sustainable community development: integrating environmental, economic, and social objectives. Progress in Planning. v.54, p. 73-132. 2000. JORGE, M. L. et al. An approach to the implementation of sustainability practices in Spanish universities. Journal of Cleaner Production, v. 106, p. 34-44, 2015. TAUCHEN, J.; BRANDLI, L. L. A gestão ambiental em instituições de ensino superior: modelo para implantação e