Resumo

Título do Artigo

INFLUÊNCIA DOS CONDUTORES DA SUSTENTABILIDADE SOBRE A ECOINOVAÇÃO, REPUTAÇÃO E VANTAGEM COMPETITIVA
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Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Michael Robert Pfau
-
2 - Delcio Pereira
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina Responsável pela submissão
3 - ALEXANDRE BORGES FAGUNDES
Universidade do Estado de Santa Catarina - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
4 - Fernanda Hansch Beuren
Universidade do Estado de Santa Catarina - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Reumo

A Ecoinovação tem representado um importante tema de interesse científico e econômico ao redor do mundo, tanto para o desenvolvimento de métodos menos agressivos ao ambiente, quanto para melhorias que possam ser implementadas nas organizações e assim constituir vantagem competitiva. Assim, consubstancia-se como um vetor de reposicionamento, seja apresentando novas soluções ambientalmente amigáveis ou pela aplicação de métodos de produção que atendam pressupostos da sustentabilidade (CARRILLO-HERMOSILLA; RIO; KÖNOLLA, 2010).
O objetivo deste estudo é analisar a influência dos condutores da sustentabilidade sobre a Ecoinovação, reputação e vantagem competitiva, tendo por núcleo de observação o APL da região do Planalto Norte Catarinense. Neste sentido, conduziu-se a pesquisa a partir de protocolo quantitativo, abrangendo o seguintes objetivos específicos: identificar condutores da sustentabilidade nas empresas do APL; sinalizar marcadores da Ecoinovação, reputação e vantagem competitiva nas organizações participantes e; inferir sobre as relações e forças de associação entre os construtos estabelecidos.
Grande parte dos CEOs de empresas globais possuem consciência de que a componente ambiental pode influenciar diretamente no desenvolvimento dos produtos e da imagem de suas empresas, levando à agregação de valor superior (MCKINSEY & COMPANY, 2008). Sob este direcionamento, aflora o interesse em inovações advindas de metodologias e práticas sustentáveis, assegurando processos produtivos em que as matérias primas sejam utilizadas de forma consciente em todas as etapas do ciclo de vida das soluções dispostas aos consumidores (HOFMANN; THEYEL; WOOD, 2012).
Este estudo foi desenvolvido através de protocolo quantitativo de pesquisa, mediante a aplicação de um survey, tendo seus dados coletados via aplicação de um questionário online, direcionado às empresas situadas na região do Planalto Norte Catarinense. O instrumento foi introduzido por um bloco de identificação dos respondentes, no intuito de auxiliar na etapa de caracterização da amostra. Para mensuração dos construtos foram elaboradas 32 (trinta e duas) variáveis, utilizando escala semântica de Likert, que permitiu a análise descritiva e inferencial do dados.
Os resultados demonstram que os Condutores da Sustentabilidade apresentam proeminência na dimensão Competição. Por sua vez, a Ecoinovação possui ênfase na Certificações Verdes. Sobre a Reputação, remete a um maior nível de importância da Lealdade do Cliente. As Vantagens Competitivas são constituídas a partir das Pressões dos Clientes. As análises de correlação indicam que os Condutores da Sustentabilidade são gatilhos importantes para cooperar à adoção de Ecoinovações; da mesma forma, estabelecem força de associação de efeito forte sobre o delineamento de Vantagens Competitivas.
A Ecoinovação está pautada na incorporação o vocacionamento ambiental no portfólio de produtos e condutas das empresas, enquanto a Reputação encontra espaço a partir da convergência para o Desenvolvimento de Estratégias Regulatórias. Finalmente, as Vantagens Competitivas são melhor explicadas pela expressão da Qualidade dos Produtos, incluindo entrantes afeitos às inovações verdes. Desta forma os aspectos mencionados expressam as principais diretrizes rastreadas pelo estudo, focalizando que elementos neste mote explicam a convergência de gestão no arranjo produtivo em evidência.
CARRILLO-HERMOSILLA, J.; RIO, P. e KÖNNÖLÄ, T. Diversity of Eco-innovations: Reflections from Selected Case Studies. Journal of Cleaner Production, n.18, p.1073-1083, 2010. HOFMANN, K. H.; THEYEL, G. e WOOD, C. H. Identifying Firm Capabilities as Drivers of Environmental Management and Sustainability Practices: Evidence from Small and Medium-Sized Manufacturers. Busines Strategy an the Environment, n.21, p.530-545, 2012. MCKINSEY. How Companies Think About Climate Change: A McKinsey Global Surbey, ENKVIST, P. e VANTHOURNOUT, H. McKinsey Quarterly Survey on Climate Change, 2008.