Resumo

Título do Artigo

CARACTERISTICAS DE UM SOCIAL BUSINESS: Um estudo de caso no instituto da primeira infância (IPREDE)
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Tema

Empreendedorismo e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Glailton Robson Costa Pinto
Universidade Federal do Ceará - UFC - Responsável pela submissão

Reumo

Negócios sociais são criados para resolver um problema social que afeta a vida da sociedade em diferentes áreas como, educação, saúde, moradia, saneamento, mobilidade urbana, economia, tecnologia, meio ambiente, dentre outros. Ao contrário dos negócios tradicionais, os sociais businesses surgem como uma alternativa para a resolução de problemas sociais e funcionam para o benefício e atendimento dessas necessidades sociais.
O questionamento que incita esta pesquisa. Busca-se então responder à seguinte questão: Quais são as principais características de um negócio social, afim de identificar um negócio social em desenvolvimento? Diante da relevância do tema que aborda sobre negócios sociais e a sua relação junto aos seus stakeholders, estabelece o objetivo geral deste trabalho, o qual consiste em analisar as características do instituto da primeira infância – IPREDE afim de demonstrar características semelhantes em relação aos negócios sociais.
Constata-se nos estudos que o pensamento para os negócios sociais difere em alguns aspectos dos negócios tradicionais, pelo qual as empresas híbridas (pode ser definido como empresas que tem um duplo propósito, que adequam as metas de lucros com os objetivos sociais) são projetadas, desde o início, para evitar esses trade-offs. Em vista disso, os sociais businesses se movem para uma nova fronteira eficiente, encontrando maneiras de investir em impacto social que obtenham retornos financeiros sobre investimentos e investimentos financeiros que obtenham retornos sociais sobre o investimento
Desta forma, o referencial discutido aborda sobre os construtos ligados aos negócios sociais. Com isso, foi possível constatar que o enfoque deste trabalho possui uma abordagem interpretativa. No que se refere à abordagem do problema, a pesquisa é qualitativa. A pesquisa desenvolve-se através de um estudo de caso com o IPREDE. Para pesquisa em questão, as principais técnicas de coletas de dados utilizadas são um roteiro de entrevista semiestruturada. As informações foram transcritas e analisadas por meio da análise de conteúdo com a utilização do software ATLAS.ti 8
Foram analisadas as características do Instituto da primeira infância – IPREDE em relação as características de um negócio social.
Para tanto, partiu-se do pressuposto do IPREDE ser identificado como um negócio social. No entanto, os resultados mostraram que, embora o IPREDE apresente características de um negócio social, principalmente quanto ao impacto social que causa na sociedade, a instituição deixa de atender uma das principais características de um negócio social: “A Autossustentabilidade financeira”.
BARKI, E.; COMINI, G.; CUNLIFFE, A.; HART, S.; RAI, S.; Social entrepreneurship and social business: retrospective and prospective research. RAE-Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 55, n. 4, p. 380-384, jul./ago. 2015. BURRELL, G.; MORGAN, G. Sociological paradigms and organizational analysis. London: Heinemann Educational Books, 1979. ROSOLEN, T.; TISCOSKI, G. P.;; COMINI, G. M. Empreendedorismo Social e Negócios Sociais: Um Estudo Bibliométrico da Produção Nacional e Internacional. Revista interdisciplinar de gestão social. v. 3, n. 1, p. 85-105, Jan./Abr. 2014.