Resumo

Título do Artigo

Consumo sustentável durante a pandemia do COVID-19: um estudo comparativo entre as cidades de Juiz de Fora/Minas Gerais e Daejeon na Coreia do Sul
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Tema

Inovação Sustentável e Marketing

Autores

Nome
1 - VITORIA POLATO DE LIMA
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis Responsável pela submissão
2 - Túlio Pereira Veiga
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Juiz de Fora / Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
3 - Daniel Vieira do Carmo
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - FACC
4 - Danilo de Oliveira Sampaio
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Universidade Federal de Juiz de Fora
5 - Rodrigo Ribeiro Coimbra
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Solbridge Business School - Coreia do Sul

Reumo

O presente estudo sugere uma comparação dos hábitos de consumo sustentável durante a pandemia do COVID-19, entre a cidade brasileira de Juiz de Fora/Minas Gerais e Daejeon na Coreia do Sul. A pesquisa foi o resultado de um estudo exploratório com 18 entrevistados no Brasil e 6 na Coreia do Sul.
A pesquisa surgiu com o intuito de analisar o seguinte problema de pesquisa: “Como o consumo sustentável pode ser a analisado durante a pandemia do COVID-19 em Juiz de Fora e região e em Daejeon?" Estabeleceu-se como objetivo geral, compreender o consumo sustentável no contexto da pandemia do COVID-19.
O consumidor que visa o consumo consciente é caracterizado como aquele que compra produtos e serviços considerando o impacto não apenas com o meio ambiente, mas também que ao se tratar de consumo busca colocar em prática ações que envolvem variáveis menos individuais e mais responsáveis. O objetivo do consumo sustentável é empregar novas práticas de consumo que gerem redução de resíduos, materiais e energia durante todo o ciclo de vida do produto e também, o uso eficiente de recursos renováveis e não-renováveis.
Foi realizado um estudo exploratório, de natureza qualitativa, que possui como objetivo compreender o consumo sustentável no contexto da pandemia do Covid-19. Foram realizadas entrevistas online baseadas em um roteiro semiestruturado, totalizando 18 entrevistas no Brasil e 6 entrevistas na Coréia do Sul. O roteiro foi composto por 5 categorias, obtidas mediante a aplicação da técnica de análise de conteúdo, estas categorias são: consciência ecológica, economia de recursos, saúde, reciclagem e frugalidade.
Após a finalização do estudo, foi possível concluir que os consumidores já vêm apresentando uma certa motivação pela prática do consumo sustentável, e foi possível inferir pela aplicação do estudo no Brasil, que os consumidores do país durante a pandemia do Covid-19 se mostraram mais suscetíveis quanto a adoção de comportamentos sustentáveis. Com relação à aplicação do estudo na Coréia do Sul, a partir dos dados obtidos infere-se não houve mudanças nos hábitos de consumo dos indivíduos do país, dentro do corpus analisado.
Ressalta-se a importância de estudos nesta área de consumo sustentável, tendo em vista sua relação com o Desenvolvimento Sustentável, o que permite contribuir para uma maior conscientização dos indivíduos e em futuros estudos, a fim de colaborar com a promoção do desenvolvimento sustentável. Ademais, levando em consideração que a pesquisa se baseou na realidade dos entrevistados, não é possível obter uma generalização sobre o comportamento sustentável durante a pandemia do COVID-19
BARDIN, L. (2011). Análise de Conteúdo/Laurence Bardin; Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições, 70. Hamza, K. M., Maia, L. P., & Pereira, F. A. M. (2017). Elaboração de uma escala de consumo sustentável. SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, 20. Ribeiro, J. A., & Veiga, R. T. (2011). Proposição de uma escala de consumo sustentável. Revista de Administração, 46(1), 45-60.