Resumo

Título do Artigo

MAPEAMENTO DA ESTRUTURA INTELECTUAL DO EFEITO FRAMING: UMA ANÁLISE DE CO-CITAÇÃO DAS DUAS ÚLTIMAS DÉCADAS
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas

Autores

Nome
1 - Thiago Chiorino Costa
Universidade Nove de Julho Uninove - Memorial Responsável pela submissão
2 - Diego Nogueira Rafael
Universidade Nove de Julho Uninove - PPGA - UNINOVE

Reumo

Os estudos de Tversky e Kahneman contribuiram muito para as chamadas economia comportamental e psicologia comportamental, influenciando vários outros pesquisadores e acadêmicos, que passaram a considerar a Teoria da Perspectiva e, mais especificamente o efeito framing, ao analisar comportamentos envolvendo escolhas e tomadas de decisão. Hoje, os conceitos ainda são aplicados em diversas áreas de estudo como sustentabilidade (ex.: Lagomarsino et al., 2020), comunicação (ex.: Ogbodo et al., 2020; Park & Kaye, 2020), saúde (ex.: Sun, 2020), e consumo (ex.: Hardisty & Weber, 2020).
Tendo em vista sua ampla aplicação, em diferentes áreas, e sua evolução ao longo do tempo, nós propomos realizar uma análise de cocitação dos últimos 20 anos, dividos em dois períodos de análise. Nosso objetivo, portanto, é mapear a estrutura intelectual, aplicação e a evolução temporal do efeito framing nas últimas décadas, e, assim, averiguar quais os autores mais relevantes nesses períodos, quais estudos sobre efeito framing e heurísticas na tomada de decisão mais citados, e identificar em quais eixos temáticos da ciência essa teoria vem sendo aplicada.
Tversky e Kahneman (1981) usam o termo “decision frame” (em Português, enquadramento da decisão) para referir à concepção do tomador de decisão dos atos, os resultados e contingências, associadas a uma escolha particular. O enquadramento que um decisor adota é controlado em parte pela formulação do problema e em parte pelas normas, hábitos e características pessoais do tomador de decisões. Por causa de imperfeições da percepção humana, mudanças de perspectiva muitas vezes modificam o tamanho relativo aparente de objetos e a conveniência relativa das opções envolvidas.
Para alcançar o objetivo desta pesquisa de mapear a estrutura intelectual do efeito framing, nós usamos a análise bibliométrica de cocitação. A fim de aplicar a análise de forma completa, foram utilizados os softwares Bibexcel, Excel, SPSS, Ucinet e Netdraw, além dos indexadores de documentos científicos Scopus e Web of Science. Ambas são consideradas as principais bases de indexadores de maniscritos científicos que possibilitam o desenvolvimento da pesquisa bibliométrica co-citação (Zupic & Cater, 2015).
Os estudos estão concentrados em quatro grupos. 1) grupo formado por pesquisadores que buscam melhor entender e elaborar a teoria sobre efeito framing. 2) grupo formado por referências de pesquisadores que visam aplicar os princípios do framing na comunicação, principalmente midiática, e seus efeitos na opinião pública. 3) grupo formado por trabalhos que buscam aplicar os conceitos relacionados ao framing em situações relacionadas a área de saúde, e tomada de decisão dos pacientes em relação a determinados tratamentos e doenças. 4) grupo composto por artigo seminais de Tversky e Kahneman.
O objetivo alcançado com esse trabalho foi mostrar a dimensão, amplitude e importância dos achados de Tversky e Kahneman, mais especificamente a Prospect Theory e a introdução do conceito de decision frame, a partir dos estudos da economia comportamental, e sua aplicabilidade em diversas outras áreas do conhecimento. Nosso trabalho mostra que a análise dos efeitos de framing ainda é de extrema relevância e, devido a sua complexidade, ainda necessita de estudos para melhor avaliar seus efeitos em diferentes perfis de indivíduos, cenários, contextos e com diversas abordagens metodológicas.
Hardisty, D. J., & Weber, E. U. (2020). Impatience and Savoring vs. Dread: Asymmetries in Anticipation Explain Consumer Time Preferences for Positive vs. Negative Events. Journal of Consumer Psychology. Lagomarsino, M., Lemarié, L., & Puntiroli, M. (2020). When saving the planet is worth more than avoiding destruction. The importance of message framing when speaking to egoistic individuals. Journal of Business Research, 118, 162–176. Sun, S. (2020). Clinical usefulness of genetic testing for drug toxicity in cancer care: Decision-makers’ framing, knowledge and perceptions. New Genetics and Soc