Resumo

Título do Artigo

CONSUMO CONSCIENTE E DESPERDÍCIO NAS PRÁTICAS DE CONSUMO DE ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA NOS DOMICÍLIOS BRASILEIROS
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - AURIO LUCIO LEOCADIO
Universidade Federal do Ceará - UFC - Universidade Federal do Ceará
2 - FRANCISCO EDSON RODRIGUES DA SILVA
Universidade Federal do Ceará - UFC - Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria (PPAC/UFC)
3 - Ana Carla Cavalcante das Chagas
Centro Universitário Fametro- UniFametro - Administração Responsável pela submissão

Reumo

No atual cenário, observa-se a importância de práticas relacionadas ao consumo sustentável de recursos naturais, cuja principal motivação é a economia desses recursos para utilização das futuras gerações. Nesse sentido, a Teoria das Práticas mostra-se uma aliada na tentativa de compreender as práticas sociais que permeiam o consumo de recursos naturais como a água e energia.
Face à problemática do consumo sustentável de água e energia, surge a questão de pesquisa: como se dão as práticas sociais de consumo domiciliar de água e energia elétrica entre brasileiros? O estudo objetiva, portanto, compreender as práticas sociais brasileiras relacionadas ao consumo domiciliar de água e energia elétrica.
O estudo tem como base a Teoria da Prática de Schatzki (2005), que define prática como um conjunto organizado e amplo de articulações de ações humanas interpostas no tempo e no espaço. Na perspectiva das práticas sustentáveis, toma-se como base o modelo de Shove, Pantzar e Watson (2012), que define que os elementos constituintes das práticas são material, significado e competência/conhecimento prático.
Foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas em profundidade, observações, vídeos e fotografias. A coleta ocorreu nas cinco regiões do Brasil, sendo entrevistados 34 consumidores de 14 estados diferentes. A existência de diferenças culturais regionais justificou a necessidade de coletar dados em todas as regiões do país, pois poderiam ser determinantes para os objetivos da pesquisa. A análise dos dados se deu por meio da análise de conteúdo.
A análise dos dados permitiu que os materiais, significados e conhecimentos práticos constituintes das práticas de consumo domiciliar no Brasil fossem categorizados segundo o recurso consumido: água ou energia. Foi possível apontar práticas em que os recursos eram simultaneamente consumidos. Verificou-se que uma mesma prática pode apresentar mais de um significado. Os resultados permitiram definir práticas de consumo consciente e práticas de desperdício
A pesquisa concluiu que, apesar da resistência de algumas práticas de desperdício, as práticas de consumo consciente dos recursos naturais têm ganhado espaço nos domicílios brasileiros. Em relação ao consumo de água, esse consumo consciente se dá por significados relacionados à consciência ambiental, ao passo que o consumo consciente de energia está mais relacionado à economia financeira (pagar menos na conta de energia). Além disso, fatores geográficos de uma região para outra do país, como clima e escassez de água, resultam em diferentes práticas de consumo domiciliar de um mesmo recurso.
SCHATZKI, T. R. The sites of organizations. Organization Studies, v. 26, n. 3, p. 465-84, 2005. SHOVE, E.; PANTZAR, M.; WATSON, M. The dynamics of social practice: Everyday life and how it changes. California: Sage. 2012.