Resumo

Título do Artigo

RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE: um estudo sobre o turismo na Baixada Santista
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Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Hamilton Pozo
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - Fatec Rubens Lara Responsável pela submissão
2 - Mary Jerusa Guercio
UFSC Universidade Federal de Santa Catarina - PPGA

Reumo

O objetivo da pesquisa foi analisar as ações de sustentabilidade e da responsabilidade social no campo do turismo. Sua justificativa se fundamenta nos valores envolvendo fatores de sustentabilidade e responsabilidade social na região da Baixada Santista (SP). Utilizando tipologia de fatores que influência o processo decisório das organizações em convergência com sua orientação de mercado, focando a sustentabilidade como um fator diferencial e competitivo para as empresas se manterem forte no mercado que atuam. É uma pesquisa quali-quanti.
O presente trabalho visa ampliar a análise e reflexões sobre a utilização dos princípios de sustentabilidade e da responsabilidade social, em toda sua essência, no mercado de turismo e, em específico na Baixada Santista. O objetivo é apresentar como as especificidades da sustentabilidade e da responsabilidade social, como fatores de incremento da competitividade e do fortalecimento do turismo na região foi aplicada. A pesquisa analisou empresas da Baixada Santista que operam com ações de sustentabilidade e com responsabilidade social no setor de turismo que possam produzir vantagem competitiva
O Turismo é a atividade do setor terciário que mais cresce no Brasil e no mundo, movimentando, direta ou indiretamente mais de U$ 8,8 trilhões no mundo e no Brasil mais de R$ 125 bilhões (EMBRATUR, 2018). Para Tachizawa (2011), as organizações operam dentro de um contexto do qual dependem para sobreviver, manter-se e desenvolver. A sustentabilidade em um contexto de turismo é geralmente considerada como com o objetivo de encontrar um equilíbrio entre as necessidades econômicas, ambientais e sociais de todas as partes interessadas ao considerar os impactos do turismo (BUCKLEY, 2012).
Para o desenvolvimento da pesquisa adotada a abordagem metodológica de estudo de caso múltiplos, considerando-se duas fontes de dados, uma bibliográfica e outra empírica de natureza quali-quantitativa, com instrumento de pesquisa aplicado a 44 empresas do setor de turismo, localizadas na Baixada Santista (SP) com o objetivo de avaliar e identificar o papel das empresas no mercado no qual estão inseridas, conforme aspectos de responsabilidade social e sustentabilidade.Os principais construtos analisados na pesquisa foram: a percepção do programa de sustentabilidade e responsabilidade social.
A criação da Região Metropolitana da Baixada Santista que é composta por nove municípios: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente, todos localizados na macrorregião turística Praias da Mata Atlântica, região turística Baixada Santista/SP. As análise quali-quantitativa confirmaram os pressupostos iniciais da pesquisa.
A pesquisa mostrou que ações conjuntas de responsabilidade social e sustentabilidade representa uma atividade que geram empregos e desenvolvimento, podendo servir de base econômica para uma região, não apenas requerendo atenção para os impactos ambientais que pode provocar, mas estabelecimento de diretrizes e padrões para planos detalhados de áreas de desenvolvimento do turismo e sua integração nas políticas de desenvolvimento regional. Em síntese, os resultados da pesquisa com os munícipes que mostraram todos os parâmetro acima de 90% de aprovação e satisfação.
BLANCAS, F. J., LOZANO-OYOLA, M., GONZALEZ, M., e CABALLERO, R. Sustainable tourism composite indicators: A dynamic evaluation to manage changes in sustainability. Journal of Sustainable Tourism, v.24, n.10, p.1403–1424. 2016. BUCKLEY, R. Sustainability reporting and certification in tourism. Tourism Recreation Research, v.37, n.1, p.85–90. 2012. HALL, C. M., GOSSLING, S., e SCOTT, D. The Routledge handbook of tourism and sustainability. Routledge. 2015. TACHIZAWA, T. Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa. São Paulo: Atlas. 2011.