Resumo

Título do Artigo

PREFERÊNCIA DE CONSUMIDORES POR SELOS DE CERTIFICAÇÃO EM ALIMENTOS. A INFLUÊNCIA DOS SELOS AMBIENTAIS E DE PROTEÇÃO A LUZ NA DECISÃO DE COMPRA DO LEITE FRESCO
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Tema

Inovação Sustentável e Marketing

Autores

Nome
1 - André Habiro
Universidade Nove de Julho Uninove - Vergueiro/ Uninove Responsável pela submissão
2 - Leonardo Vils
Universidade Nove de Julho -
3 - Douglas Vidal
-

Reumo

Os rótulos assumiram um papel fundamental em informar os consumidores quanto as características dos produtos. Os selos de certificação das mais diversas vertentes, buscam informar aos consumidores os padrões estabelecidos, por meio de uma identificação visual rápida e simples. A certificação Noluma, atesta a qualidade de embalagens quanto a incidência da luz sobre o produto envasado. Produtos lácteos, em especial o leite fresco, de acordo com o tempo de exposição a luz, sofrem alterações de gosto e cheiro além de redução gradativa de seus nutrientes.
Este estudo tem como objetivo principal, avaliar o conhecimento a respeito de certificações e/ou selos e qual a sua influência no processo de decisão de compra. Desta forma, sugere a seguinte questão: Consumidores de leite e produtos lácteos com diferentes perfis, conhecem e consideram em sua decisão de compra a presença de certificação e/ou selos nas embalagens/ rótulos?
Desenvolvimento Sustentável - a capacidade de suprir às necessidades atuais sem impactar as necessidades de gerações futuras em atenderem às suas próprias necessidades. Seus princípios básicos são: desenvolvimento econômico, proteção ambiental e equidade social. Certificações ambientais - objetivam a preservação dos recursos naturais por meio de processos que facilitam o controle das práticas ambientais em conjunto com os demais objetivos empresariais.
O método utilizado foi o qualitativo exploratório por tratar informações subjetivas com maior detalhamento. A abordagem exploratória se mostra eficiente em pesquisas de opinião e mercadológicas, captando assim novos produtos e serviços, novas demandas dos clientes e principalmente, detectando suas percepções e reações ante os produtos e serviços antes mesmo de serem disponibilizados ao mercado. A coleta dos dados se deu por meio da formação de grupos focais que permitiu uma interação mais duradoura e flexível entre o pesquisador e os entrevistados.
- Produtos lácteos fazem parte da dieta de adultos e crianças; - As pessoas raramente prestam atenção aos selos e certificações nas embalagens; - A marca tem influência na decisão de compra e é diretamente relacionada a padrões de qualidade. - Os efeitos da luz sobre o leite eram desconhecidos causando surpresa e curiosidade nos participantes. Estes resultados corroboram a afirmação de Hartlieb (2009) que indicou que as certificações são relevantes se de alguma forma, o consumidor as conhece e, principalmente, sabe de sua importância.
A presença de selos/ certificações, sejam eles de caráter ambiental ou não, possuem pequena relevância no processo decisão de compra. Por outro lado, a identificação das marcas como referência de padrão de qualidade e segurança se mostrou significante, logo, o estudo sugere que a indústria desenvolva campanhas que atrelem suas marcas aos selos indicadores de certificações presentes em suas embalagens, proporcionando aos seus consumidores a oportunidade de reconhecerem através deste símbolos os padrões de qualidade relacionados a eles.
Saffert, A., Pieper, G., & Jetten, J. (2009). Effect of package light transmittance on the vitamin content of milk, part 3: Fortified UHT low-fat milk. DOI: 10.1002/pts.824. Rodrigues, D. B., Dalmarco, D. d. A. S., Aoqui, C., & Marinho, B. d. L. (2016). The meaning of the organic certification label for the consumer: a cluster analysis. REGE - Revista de Gestão, 23(4), 316–325. Grunert, K. G., Hieke, S., Wills, J. (2013). Sustainability labels on food products: Consumer motivation, understanding and use. Elsevier 44, 177–189.