Resumo

Título do Artigo

RELAÇÃO ENTRE GERENCIAMENTO PARA STAKEHOLDERS, ECOINOVAÇÃO E CRIAÇÃO DE VALOR COMPARTILHADO
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Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Monique Isabelle de Sousa Nascimento
Universidade Federal do Ceará - UFC - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria - UFC Responsável pela submissão
2 - Editinete André da Rocha Garcia
Universidade Federal do Ceará - Universidade Federal do Ceará

Reumo

No atual ambiente macroeconômico mundial as empresas buscam cada vez mais gerenciar suas atividades considerando os interesses, expectativas e demandas de seus stakeholders internos e externos. Entretanto, não se tem conhecimento claro sobre de que maneira o gerenciamento para stakeholders pode corroborar como instrumento de gestão estratégica, sobretudo, como esta ferramenta funciona em relação às estratégias de ecoinovação. Do ponto de vista instrumental, a teoria dos stakeholders presume que os stakeholders compartilham uma combinação de interesses e as empresas necessitam firmar seus esforços na busca de criar valor compartilhado. Este ensaio teórico objetiva analisar a relação entre gerenciamento para stakeholders, ecoinovação e criação de valor compartilhado. O artigo lança uma luz sobre a ecoinovação como força mediadora da relação entre gerenciamento para stakeholders e criação de valor compartilhado. Para isso, argumenta que ao gerenciar para stakeholders a empresa capta a função de utilidade da ecoinovação que irá influenciar nas práticas de ecoinovação, que influenciarão na criação de valor compartilhado. Com base nessa discussão propõe-se que a ecoinovação media a relação entre gerenciamento para stakeholders e a criação de valor compartilhado.
In the current global macroeconomic environment companies increasingly seek to manage their activities considering the interests, expectations and demands of their internal and external stakeholders. However, there is no clear knowledge on how management for stakeholders can corroborate as a strategic management tool, especially how this tool works in relation to eco-innovation strategies. From an instrumental point of view, stakeholder theory assumes that stakeholders share a combination of interests, and companies need to firm up their efforts in pursuit of creating shared value. This theoretical essay aims to analyze the relationship between stakeholder management, eco-innovation and shared value creation. The paper sheds light on eco-innovation as a mediating force in the relationship between management for stakeholders and shared value creation. To this end, it argues that by managing for stakeholders the company captures the utility function of eco-innovation that will influence the practices of eco-innovation, which will influence the creation of shared value. Based on this discussion, it is proposed that eco-innovation mediates the relationship between stakeholder management and shared value creation.