Resumo

Título do Artigo

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL: UM ESTUDO PARA IMPLEMENTAÇÃO DO PBQP-H EM UMA CONSTRUÇÃO DE SANTA MARIA - RS
Abrir Arquivo

Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Vanessa De Conto
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - UFSM - Campus Cachoeira do Sul Responsável pela submissão
2 - Ana Elisa Moraes Souto
-

Reumo

A sustentabilidade na construção civil caracteriza-se como um desafio que vem ganhando força através do desenvolvimento de novas técnicas, normas e certificações, contribuindo para um maior desempenho do ambiente construído (OLIVEIRA, 2014). Os objetivos da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável (ONUBR, 2016), enfatizam que a proteção do planeta contra a degradação, sendo esta atrelada a um conjunto de atitudes (e.g a mudança nos padrões de consumo, produção sustentáveis, gestão sustentável dos recursos naturais, e medidas urgentes sobre as mudanças climáticas).
Esse estudo tem como objetivo analisar a sustentabilidade de quatro edifícios multifamiliares através dos indicadores obtidos nas obras. Todas as informações foram cedidas pela construtora responsável, sendo que a mesma tem por objetivo implantar os princípios do PBQP-h em até cinco anos, segundo os gestores.
O PBQP-h, é um instrumento do Governo Federal que tem como foco avaliar a conformidade de sistemas de gestão da qualidade em empresas do setor de serviços e obras atuantes na construção civil, contribuindo para a evolução da qualidade no setor (BEURER; FLORIANO; HEIN, 2014). Diversas entidades englobam os objetivos do PBQP-h, representando diferentes segmentos da cadeia produtiva (e.g construtores, projetistas, fornecedores, fabricantes de materiais e componentes, comunidade acadêmica e entidades de normatização) (BRASIL, 2012).
O método utilizado para este trabalho é o estudo multicaso, visto que serão analisados quatro canteiros de obras de edifícios multifamiliares pertencentes a uma mesma construtora. A construtora pretende aderir o PBQP-h como método de auxílio na busca por excelência de gestão e qualidade. Os requisitos necessários relacionam-se com o Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil – SIAC, projeto integrante do PBQP-h e que tem como objetivo a otimização no consumo de recursos naturais como água e energia elétrica.
A partir do levantamento das informações disponibilizadas pela empresa sobre o os três indicadores, iniciou-se o processo de análise. Em um primeiro momento, identificou-se a ausência de uma política organizacional que resulte no registro de informações de forma integral e efetiva dos dados referentes às obras em andamento e concluída. Desse modo, a análise foi realizada com os dados catalogados pela construtora.
A construtora em estudo, apresentou grande interesse em adquirir o PBQP-h devido a dois objetivos. Primeiramente com intuito de melhorar o seu processo de controle do que é gasto e/ou gerado. O segundo objetivo ocorreu quando a empresa decidiu expandir seus investimentos, participando de empreendimentos públicos, como MCMV, mas para isso deveria estar certificada pelo PBQP-h. Para dar início a essa implantação do instrumento, realizou-se então o presente estudo onde foi possível identificar os pontos de melhoria que a empresa precisava antes de implantar o sistema de gestão da qualidade.
ABRELPE. Associação brasileira de empresa de limpeza pública e resíduos especiais. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil 2014. Disponível em: Acesso em: 16, abril 2019. BEURER, I.M.; FLORIANO, R.; HEIN, N. Indicadores de inovação nas empresas de construção civil de santa catarina que aderiram ao programa brasileiro de qualidade e produtividade no habitat (PBQP-H). Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 4, p. 161-178, 2014. Disponível em: Acesso em 05, out. 2020.