Resumo

Título do Artigo

ATRIBUTOS EMPRESARIAIS COMO ANTECEDENTES DA REPUTAÇÃO CORPORATIVA NO BRASIL
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Autores

Nome
1 - PRISCILA DE AZEVEDO PRUDENCIO
Universidade Federal do Ceará - UFC - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC)
2 - Vicente Lima Crisóstomo
Universidade Federal do Ceará - UFC - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Responsável pela submissão
3 - Isac de Freitas Brandão
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Ceará - Campus Baturité/ Contabilidade

Reumo

A reputação corporativa deriva de um processo de sinalização, no qual as escolhas estratégicas das empresas são sinais enviados aos observadores que usam tais sinais para formar impressões sobre a empresa (BASDEO et al., 2006). Desse modo, espera-se que atributos empresariais sejam capazes de influenciar na formação da reputação(DELGADO-GARCÍA; QUEVEDO-PUENTE; FUENTE-SABATÉ, 2010; PAVELIN; BRAMMER, 2006).
O estudo pretende responder à seguinte questão de pesquisa: Qual a influência de atributos empresariaispara a reputação da empresa brasileira?Considerando as características do mercado brasileiro, o estudo tem como objetivo analisar a influência de atributos empresariais na reputação das empresas do mercado brasileiro.
A estrutura de propriedade pode enviar um sinal para os stakeholders, pois ela demonstra como é definido o controle e a tomada de decisão na empresa (DELGADO-GARCÍA; QUEVEDO-PUENTE; FUENTE-SABATÉ, 2010).As práticas de governança sinalizam sobre o comportamento responsável da empresa, esses indicativos podem melhorar a reputação corporativa(PAVELIN; BRAMMER, 2006). Empresas maiores tendem a buscar constituir uma melhor reputação, através de ações que possam gerar externalidades positivas.Já rentabilidade da empresa pode sinalizar se elas têm ou não o potencial inerente de atingir objetivos.
A amostra é composta pelas empresas listadas na B3 que têm sua reputação apreciada pelo ranking Merco Empresas no período de 2013-2018, totalizando 56 empresas e 165 observações anuais. Análises basearam-se em estatística descritiva, teste de diferença de médias e estimação de modelos por Mínimos Quadrados Ordinários com robustez a heterocedasticidade. Em relação aos fatores capazes de influenciar a reputação corporativa (variável dependente) foram verificados os aspectos de estrutura de propriedade, governança corporativa, tamanho e desempenho da empresa como influenciadores de sua reputação.
A configuraçãodo controle acionário teve impactos sobre a reputação das empresas. O controle majoritário tem influência negativa na reputação corporativa, enquanto que o controle compartilhadoé capaz de afetar positivamente a reputação das empresas. Já o controle disperso e a governança corporativa não apresentaram influência sobre a reputação das empresas brasileiras. O tamanho apresentou influência positiva na reputação, enquanto que a rentabilidade demonstrou-se inconclusiva.
Pode-se concluir que a estrutura de propriedade e o tamanho das empresas brasileiras são importantes atributos das empresas que são observados pelo conjunto de stakeholders a ponto de ser capaz de afetar a reputação corporativa.
BASDEO, D. K. et al. The impact of market actions on firm reputation. Strategic Management Journal, v. 27, n. 12, p. 1205–1219, 2006. DELGADO-GARCÍA, J. B.; QUEVEDO-PUENTE, E.; FUENTE-SABATÉ, J. M. The impact of ownership structure on corporate reputation: evidence from spain. Corporate Governance: An International Review, v. 18, n. 6, p. 540–556, 2010. PAVELIN, S.; BRAMMER, S. J. Corporate reputation and social performance: the importance of fit. Journal of Management Studies, v. 43, n. 3, p. 435–455, 2006.