Resumo

Título do Artigo

MODELO DE NEGÓCIO COM IMPACTO SOCIAL APLICADO NO MEIO RURAL: UMA ANÁLISE NO CONTEXTO DOS ASSENTAMENTOS RURAIS DE MATO GROSSO DO SUL
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Tema

Empreendedorismo e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Mariana Aparecida Pascui
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Câmpus de Paranaíba - CPAR
2 - Hevelen Kaila Barbosa de Queiroz
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Câmpus de Paranaíba - CPAR
3 - Geraldino Carneiro de Araújo
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Escola de Administração e Negócios (ESAN), Administração Responsável pela submissão

Reumo

A princípio as terras de Mato Grosso do Sul eram colonizadas para a exploração de atividades agropecuárias, no entanto, a geração de assentamentos de reforma agrária no estado foram conquistas de lutas camponesas em movimentos sociais (FERRO, 2020). Com o estabelecimento de assentamentos rurais, Centenaro e Tavares (2017) ressaltam que é papel dos produtores assentados se organizarem em cooperativas ou associações, com uma boa administração, para ter facilidades na comercialização dos produtos e facilitar o acesso a benefícios oferecidos pelo governo.
Partindo da premissa que assentamentos rurais são negócios com impacto social, que com políticas e investimentos públicos geram retornos financeiros para os assentados a partir comercialização de produtos agrícolas produzidos e gerando impactos socioambientais positivos buscando a sustentabilidade financeira. Considerando o contexto do Mato Grosso do Sul, entendendo o assentamento como um negócio que precisa ser administrado e que gera impacto, esse texto tem como objetivo analisar as dimensões de um modelo de negócio com impacto social em assentamentos rurais de Mato Grosso do Sul.
A estrutura organizacional dos negócios de impacto social não desenvolve ações por caridade, ao administrar uma organização com objetivo social, o foco é superar seus custos e ser autossustentável (YUNUS; MOINGEON; LEHMANN-ORTEGA, 2010). Petrini, Scherer e Back (2016) apresentam um modelo de negócio com impacto social com as dimensões: rede de parceiros, competências, proposição de valor, equação lucro econômico e equação lucro social. O modelo de negócio social foi construído pelas características do Modelo Canvas e adicionado elementos sociais.
O presente estudo tem características exploratórias e descritivas e uma abordagem qualitativa. Utilizou-se a revisão bibliográfica, foram selecionados dez artigos. Foi feita a análise para verificar a relação de cada artigo com as dimensões do modelo de negócio com impacto social proposto. Esta etapa contou com dois juízes. Por fim, foi enviado um questionário para os autores dos artigos selecionados, para validar informações quanto às dimensões do modelo de negócio com impacto social no contexto dos assentamentos rurais de Mato Grosso do Sul, utilizou-se a análise de conteúdo.
Foram analisados dez artigos que tratavam de assentamentos rurais em Mato Grosso do Sul, a primeira etapa se ocupou em verificar nesses artigos as dimensões do modelo de Petrini, Scherer e Back (2016), todos os artigos apresentaram ao menos uma dimensão (dois artigos contemplaram todas). Na segunda etapa foram consultados os autores dos artigos analisados, que considerando suas experiências e pesquisas em assentamentos, e isto trouxe uma série de informações relevantes para cada uma das dimensões do modelo de negócio de impacto social.
Foi possível verificar as dimensões do modelo no contexto dos assentamentos rurais de Mato Grosso do Sul, reforçando a premissa de que os assentamentos rurais são negócios com impacto – alinhando resultados positivos em termos socioambientais e procurando ter sustentabilidade financeira. É preciso expor que os assentamentos abrigam famílias que dependem da comercialização do que é produzido no campo para seu sustento e para manutenção do seu lote/assentamento e que demandam de suporte e apoio efetivo de parceiros para melhorias na produção e comercialização, e consequente, melhora a renda.
CENTENARO, M.; TAVARES, N. A. C. Práticas de gestão e assistência técnica em assentamento rural. Revista Desenvolvimento, Fronteiras e Cidadania, v. 1, n. 1, 115-133, 2017. FERRO, E. H. M. P. L. C. A sustentabilidade dos projetos de assentamento de reforma agrária. Revista Direito UFMS, v. 5, n. 2, 2019. PETRINI, M.; SCHERER, P.; BACK, L. Modelo de negócios com impacto social. RAE, São Paulo, v. 56, n. 2, p. 209-225, 2016. YUNUS, M.; MOINGEON, B.; LEHMANN-ORTEGA, L. Building social business models: Lessons from the Grameen experience. Long Range Planning, v. 43, n. 2-3, 308-325, 2010.