Resumo

Título do Artigo

ASPECTOS DO CAPITAL SOCIAL EM INICIATIVAS DE AGRICULTURA URBANA EM SÃO PAULO
Abrir Arquivo

Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - Luíza Costa Caldas
EACH - USP - Pós Graduação em Sustentabilidade Responsável pela submissão
2 - Tania Pereira Christopoulos
EACH - USP - EACH

Reumo

Frente aos desafios apresentados, a agricultura urbana tem um papel cada vez mais importante para aliviar a pressão gerada pelo sistema produtivo, sendo parte da solução de questões de segurança alimentar e de sustentabilidade. Para além se seus benefícios, os aspectos sociais são importantes para compreender as dinâmicas do movimento, sendo possível observar a importância das redes sociais para a implantação e manutenção de práticas de agricultura urbana. Por isso, o objeto de pesquisa do artigo é o capital social presente em iniciativas de agricultura urbana em São Paulo.
O objetivo geral é compreender o papel do capital social nas iniciativas de Agricultura Urbana na cidade de São Paulo. Como objetivos específicos temos: (1) Identificar aspectos do capital social presentes nas iniciativas (fontes, efeitos e desafios) e (2) compreender a importância do capital social para suprir necessidades, alcançar objetivos e superar dificuldades.
O capital social pode ser definido como aspectos da estrutura social que servem para os atores como recursos para alcançarem seus interesses (COLEMAN, 1988). As fontes de capital social são aquilo que faz com que os indivíduos coloquem seus recursos à disposição de outros. Maiores densidades na rede podem reduzir o custo de aquisição de informação (COLEMAN, 1988). Putnam et al. (1993) demonstra a influência das relações para o engajamento cívico. Por último, esse capital pode se converter em capital humano (COLEMAN, 1988). No entanto, efeitos negativos como a homofilia podem ocorrer.
A pesquisa de natureza qualitativa consiste em uma análise temática a partir de dados gerados em entrevistas semi-estruturadas. A análise temática envolve a identificação de temas importantes pela leitura e releitura dos dados. Foi incorporada a abordagem indutiva e dedutiva de codificação para a interpretação dos dados (FEREDEY; MUIR-COCHRANE, 2006) e a análise foi organizada com base na estrutura utilizada em Corley e Gioia (2004).
Os aspectos do capital social foram reconhecidos e observados em todas as entrevistas realizadas. Eles foram organizados em fontes, efeitos e desafios que constituíram as categorias agregadas da análise desenvolvida. A primeira trata das fontes consumatórias que geram capital social. A segunda, trata dos seguintes efeitos do capital social mencionados no referencial teórico: geração de capital humano, cidadania e engajamento, acesso e mobilização de recursos e acesso a informações. Já a terceira trata dos desafios relacionados ao efeito da homofilia.
A identificação com a atividade, a afinidade entre grupos, a disponibilização de recursos, a motivação dos atores e a troca de conhecimentos e informações foram alguns destaques do resultado da investigação. O reconhecimento dos aspectos nas entrevistas realizadas mostram que o capital social é percebido pelos membros das iniciativas, assim como seus efeitos positivos e negativos. No entanto, é necessário ir além, buscando compreender a relação destes aspectos levantados com os objetivos de cada iniciativa e com as dificuldades enfrentadas.
COLEMAN, J. S. Social Capital in the Creation of Human Capital. The American Journal of Sociology, v. 94, p. S95-S120, 1988. CORLEY, K. G.; GIOIA, D. A. Identity ambiguity and change in the wake of a corporate spin-off. Administrative Science Quarterly, v. 49, p. 173-208. 2004 Fereday, J.; Muir-Cochrane, E. Demonstrating Rigor Using Thematic Analysis: A Hybrid Approach of Inductive and Deductive Coding and Theme Development. International Journal of Qualitative Methods, v. 5, p. 80-92, 2006. PUTNAM, R. D. et al. Making democracy work: civic traditions in modern Italy. Princeton, N.J.: Prin