Resumo

Título do Artigo

VEÍCULOS ELÉTRICOS NO TRANSPORTE DE CARGAS: PROPOSTAS PARA VENCER OS DESAFIOS QUE AINDA IMPEDEM SEU CRESCIMENTO
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Tema

Inovação Sustentável e Marketing

Autores

Nome
1 - Leandro Rocha Barros
Programa de Engenharia de Transportes/ COPPE/ Universidade Federal do Rio de Janeiro - Universidade Federal Fluminense - Engenharia Civil Responsável pela submissão

Reumo

O transporte de cargas é a cada dia mais fundamental para a sociedade e com isso, seus valores de demanda aumentaram em larga escala, porém não houve a preocupação quanto ao uso de energias limpas, o que levou a questionamentos quanto aos danos para o planeta decorrentes das emissões de gases do efeito estufa e poluentes atmosféricos. A eletrificação surge como a melhor alternativa para resolver este problema por apresentar zero emissão em sua fase de uso além de outros benefícios, porém, como toda tecnologia em desenvolvimento, ainda apresenta desafios ao seu crescimento.
Os principais desafios para o crescimento dos veículos elétricos são o desconhecimento dos usuários, os elevados custos de aquisição, a baixa autonomia, o alto tempo de recarga, a elevada resistência interna ou autodescarga em temperaturas extremas e os baixos níveis do mercado de segunda mão para as baterias. Através de uma revisão da literatura, serão propostas soluções para cada um destes desafios, que serão baseadas em aspectos técnicos e/ou econômicos, contribuindo com o estado da arte do tema.
Liimatainen et al. (2019) comentaram que mundialmente, as emissões de CO2 dos transportes chegam a 9 trilhões de toneladas anuais e o transporte de cargas é responsável por pouco menos da metade das emissões do setor. Talebian et al. (2018) afirmaram que a eletrificação pode resultar numa redução das emissões de gases do efeito estufa e da contaminação do ar em larga escala se a energia for gerada a partir de fontes renováveis ou se as instalações de produção estiverem equipadas com tecnologias de captura de carbono
Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os veículos elétricos no transporte de cargas em geral, através da qual buscou-se entender seus benefícios e desafios que ainda encontram para o seu crescimento. Após isso, procurou-se artigos que propusessem soluções individualmente para cada um desses desafios, baseadas em aspectos técnicos e/ou econômicos. Estes artigos foram publicados no período entre 2014 e 2020 e portanto, representam o que há de mais recente sobre o tema, sem delimitação espacial.
No desconhecimento dos usuários, propõe-se a transição através dos veículos híbridos e o treinamento dos condutores. Nos altos custos de aquisição, a produção de baterias mais baratas. Na baixa autonomia, realizar testes para descobrir as operações de transporte de carga e a roteirização adequadas. No alto tempo de recarga, implantar sistemas que aumentem o alcance em grande quantidade rapidamente. Nas temperaturas extremas, realizar o pré-condicionamento dos veículos e informar aos condutores o estado de carga. No mercado de segunda mão, usar processos que aumentem a vida útil das baterias.
Investimentos que levem a produção de baterias mais baratas e assim reduzir o custo de aquisição dos veículos; utilizar roteirizações adequadas que permitam aproveitar suas autonomias; implementar as estações de recarga rápida e de troca de baterias e investir na recarga subterrânea, reduzindo o tempo ocioso para recarga; maior treinamento para os condutores se adaptarem às peculiaridades técnicas e operacionais dos veículos, sobretudo em temperaturas extremas; e investir nos processos de remanufatura, reaproveitamento e reciclagem, são soluções propostas baseadas na revisão da literatura.
Possibilities of Applying Electrically Powered Vehicles in Urban Freight Transport; Possibilities and barriers for using electric-powered vehicles in city logistics practice; Electric vehicles in logistics and transportation: a survey on emerging environmental, strategic, and operational challenges; Prospects for electrification of road freight; Effects of regional temperature on electric vehicle efficiency, range, and emissions in the United States; Recycling end-of-life electric vehicle lithium-ion batteries; entre outros.