Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DOS RELATÓRIOS CORPORATIVOS DE VAREJISTAS DE VESTUÁRIO BRASILEIRO
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Rita de Cássia Lopes Moro
Escola de Artes, Ciências e Humanidades USP - Responsável pela submissão
2 - helayny andreia barbosa de farias
EACH - USP - EACH
3 - Sônia Regina Paulino
Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo
4 - Evandro Mateus Moretto
-
5 - Francisca Dantas Mendes
-

Reumo

Apesar desses vários e crescentes esforços para integrar a sustentabilidade à pesquisa da moda rápida, percebe-se a ausência de uma perspectiva mais ampla da indústria em relação às aplicações existentes. Os relatórios anuais que as empresas utilizam para comunicar suas práticas de sustentabilidade, por meio de esquemas de relatórios corporativos anuais, podem ser fontes inestimáveis para explorar as práticas industriais (Turker & Altuntas, 2014).
Este artigo busca, por meio de uma análise de conteúdo dos relatórios de sustentabilidade de varejistas de vestuário, identificar as práticas adotadas e a gestão da cadeia de fornecimento das empresas produtoras com marca, do setor têxtil Cia Hering e Malwee. Para isso, apoia-se no modelo proposto por Turker e Altuntas (2014) tendo como unidade amostral varejistas brasileiras signatárias do Programa ABVTEX, da Associação Brasileira do Varejo, e que publiquem o relatório de sustentabilidade de acordo com as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI).
Nesse sentido, Seuring e Müller (2008) justificam que a gestão da cadeia de suprimentos sustentável é aquela em que a gestão dos fluxos de informação, material e capital, bem como a cooperação entre empresas ao longo da cadeia de suprimentos, possui como objetivo o desenvolvimento sustentável com uma lente ampliada dos diversos atores e partes interessadas. Assim, identificaram duas orientações, em uma perspectiva a gestão de fornecedores para controle de riscos - econômicos, sociais e ambientais, e melhoria de desempenho com requisitos mínimos e relacionamento mais aproximados.
Essa pesquisa apoia-se no estudo dos relatórios corporativos de varejistas de vestuário. Analisa-se os relatórios corporativos de duas empresas têxteis Cia Hering e Malwee. Por meio da técnica de análise de conteúdo, que segundo Bardin (2016), além da pré-análise envolve também exploração do material e tratamento dos dados. A exploração compreende o processo de codificação sendo a unidade de registro conforme as dimensões do Sustainable Supply Chain Management identificadas na estrutura de Seuring e Müller (2008) e utilizadas por Turker e Altuntas (2014).
Pela análise dos relatórios percebe-se que as metas assumidas pela Malwee corroboram para a construção de um cenário de baixo carbono, no entanto, centram-se em ecoeficiência para a resolução dos problemas e não mencionam redução de escala de produção. Já as metas da Cia Hering não foram divulgadas e está em construção conforme o relatório. Destaca-se a transparência em relação a cadeia com a divulgação da lista de fornecedores e subcontratados nacionais, para o Grupo Malwee, e internacionais, Cia Hering.
Pela análise dos dados, observa-se que as práticas adotadas pelas produtoras com marcas aqui analisadas atuam pelo que Veiga (2010) denomina de terceira via, na qual não há redução de escala e foca em ações ecoeficientes. Há investimentos em inovação que busca mudanças de processos, modelos organizacionais e produtos que visam a integração e consideração de aspectos e impactos ambientais nas decisões e orientação dos negócios.
Bardin, L. (2016). Análise de Conteúdo (70o ed). Edições. Boström, M., Jönsson, A. M., Lockie, S., Mol, A. P. J., & Oosterveer, P. (2015). Sustainable and responsible supply chain governance: challenges and opportunities. Journal of Cleaner Production, 107, 1–7. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2014.11.050 Caniato, F., Caridi, M., Crippa, L., & Moretto, A. (2012). Environmental sustainability in fashion supply chains: An exploratory case based research. International Journal of Production Economics, 135(2), 659–670. https://doi.org/10.1016/j.ijpe.2011.06.001 ?iarnien?, R., & Vienažindien?, M.