Resumo

Título do Artigo

Desenvolvimento do Aplicativo NÓS - Nosso Olhar Solidário: formando redes facilitadoras no período da pandemia COVID-19
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Tamara S van Kaick
Universidade Federal do Paraná (UFPR) - UTFPR
2 - Eunice
Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR - Departamento Acadêmico de Desenho Industrial
3 - Bolivar Teston De Escobar
Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR - DADIN
4 - Simone Crocetti
Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR - Eletrônica Responsável pela submissão

Reumo

A pandemia trouxe um novo cenário para as Universidades, direcionando as suas dinâmicas para o desenvolvimento de projetos voltados ao enfrentamento da COVID-19. Desta forma docentes, discentes e técnicos administrativos se organizaram para atender as necessidades da sociedade, dentre os quais se deu o desenvolvimento do aplicativo NÓS. É um projeto multidisciplinar de Extensão desenvolvido por equipes dos departamentos de Eletrônica e Design da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e voluntários, que possibilita a criação de uma rede de conexão entre doadores com ações sociais.
Durante o período da pandemia COVID-19, percebeu-se a necessidade de criar uma rede facilitadora entre instituições de ações sociais e doadores, para oportunizar acesso aos grupos de risco, produtores locais e outros grupos necessitados. As informações seriam verificadas e filtradas, por contato real com cada uma das instituições. O Objetivo foi desenvolver um aplicativo (app), sem fins lucrativos, que pudesse facilitar a conexão entre quem precisa de ajuda com quem está disposto a ajudar, divulgando as necessidades de doações e voluntariado e não envolvendo nenhum tipo de transação comercial.
Na UTFPR os projetos de extensão objetivam o processo dialético entre teoria/prática, que se dá de forma interdisciplinar, favorecendo a visão integrada da cultura e da sociedade (FORPROEX, 2012) do estudante, e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) (ONU, 2015) são inseridos em suas ações. Na programação do app é necessário desenvolver as etapas da programação, design, estruturação para alcançar os objetivos para o qual foi estruturado (BRASCOMB et al., 2002), assim como deve incorporar ações de divulgação para que a inovação e tecnologia possa sair do “vale da morte” (BEM-ISRAEL,
Na UTFPR os projetos de extensão objetivam o processo dialético entre teoria/prática, que se dá de forma interdisciplinar, favorecendo a visão integrada da sociedade (FORPROEX, 2012), e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) (ONU, 2015) são inseridos em suas ações. Na programação do app é necessário desenvolver as etapas da programação, design, estruturação para alcançar os objetivos para o qual foi estruturado (BRASCOMB et al., 2002), assim como deve incorporar ações de divulgação para que a inovação possa sair do “vale da morte” (BEM-ISRAEL, 2014) e ser assimilado pela sociedade.
O app NÓS atende aos ODS 10, 11, 12 e 17 e recebeu o apoio expresso da Rede Sustenta Paraná, 18 instituições, para a utilização das informações coletadas e sistematizada no site “Convite à Ação”, para alimentar o banco de dados do aplicativo NÓS. O diferencial é a possibilidade de atender instituições formalizadas, assim como grupos e até pessoas físicas em situação de vulnerabilidade e os cadastros são todos verificados garantindo confiabilidade à ferramenta. A equipe do app integrou 8 cursos de engenharias, bacharelados e tecnologia de 3 universidades O app está disponibilizado na versão MVP
O app NÓS (Nosso Olhar Solidário) atende aos ODS 10, 11, 12 e 17 e recebeu o apoio da Rede Sustenta Paraná, para a utilização das informações coletadas e sistematizada para alimentar o banco de dados do aplicativo. O diferencial é a possibilidade de atender instituições formalizadas, assim como grupos e até pessoas físicas em situação de vulnerabilidade e os cadastros são verificados garantindo confiabilidade à ferramenta. A equipe do app integrou 8 cursos de engenharias, bacharelados e tecnologia de 3 universidades O app está disponibilizado na versão MVP na Play Store.
Ben-Israel, Renée. Painel de boas práticas para valorização e transferência de tecnologia em Israel - o caso Yissum. I seminário SENAI de valorização e transferência de tecnologia. Apresentação em Curitiba, Pr, 23 de outubro de 2014. Branscomb, Lewis M.; Phillip E. Auerswald. Between Invention and Innovation: An Analysis of Funding for Early-Stage Technology Development. National Institute of Standards and Technology, October 31, 2002.