Resumo

Título do Artigo

DISCLOSURE AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE A EVOLUÇÃO QUALITATIVA DOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DA COMPANHIA PETRÓLEO BRASILEIRO S.A. (PETROBRÁS)
Abrir Arquivo

Tema

Finanças sustentáveis, economia e contabilidade

Autores

Nome
1 - Rodolfo Martins dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA - UFPB - Universidade Federal da Paraíba - Campus I Responsável pela submissão
2 - Renata Paes de Barros Camara
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA - UFPB - Centro de Ciências Sociais

Reumo

Devido as pressões cada vez mais frequentes de seus stakeholders, as empresas sentem uma maior necessidade de prestar informações mais transparentes sobre suas atividades (ORLITZKY, SIEGEL & WALDMAN, 2011). Devido as pressões cada vez mais frequentes de seus stakeholders, as empresas sentem uma maior necessidade de prestar informações mais transparentes sobre suas atividades (ORLITZKY, SIEGEL & WALDMAN, 2011).
Tendo em vista o potencial poluidor das empresas do setor petrolífero, este trabalho busca responder a seguinte questão: Diante do aumento da necessidade de informações ambientais pelos stakeholders, houve alguma evolução na qualidade das informações contidas no Relatório de Sustentabilidade da Petrobrás? Para contribuir com a resolução da seguinte questão, este trabalho possui como objetivo geral, investigar se houve alguma evolução na qualidade das informações dos Relatórios de Sustentabilidade da Petrobrás.
A definição inicial na literatura sobre RSC, adveio dos estudos de Carroll (1979), onde o mesmo ressaltou as dificuldades em conceituar a RSC, devido a diversidade de contextos, dimensões e possibilidades que podem englobados, para considerar um comportamento responsável. Devido as transformações ocorridas na sociedade e na sua percepção do meio ambiente, passou a ser constante a busca por disclosure e accountability, seja nas práticas de governança corporativa, na conduta ética da entidade ou no que se refere as informações ambientais (ROVER, BORBA, MURCIA, 2009).
Este trabalho quando aos objetivos possui característica exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa. Para atender ao escopo deste estudo, a amostra foi constituída pelos Relatórios de Sustentabilidade da Companhia Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobrás), referente ao período compreendido entre os anos de 2010 a 2019. Inicialmente foi feito o download dos Relatórios de Sustentabilidade da Petrobrás do período mencionado. Para examinar o disclosure ambiental nesses relatórios, utilizou-se análise de conteúdo.
Para uma melhor análise e entendimento das informações contidas nos relatórios de sustentabilidade, emitidos no período entre 2010 e 2019, será feita a análise por categorias. Em todos os relatórios, de maneira geral possuem informações sobre a governança e atuação corporativa, ao seu desempenho operacional, os resultados e contribuição para sociedade, a gestão de pessoas, o meio ambiente, o balanço social, prêmios e reconhecimentos, e o relatório dos auditores independentes.
Esta pesquisa preocupou-se em analisar as informações contidas nos Relatórios de Sustentabilidade da empresa Petrobrás, com o objetivo de avaliar se houve ou não uma evolução nas informações prestadas pela organização aos seus stakeholders. Deste modo pode-se constatar que houve uma evolução na qualidade das informações dos Relatórios de Sustentabilidade da Petrobrás. O que denota sua atenção as necessidades de seus stakeholders, e principalmente sua preocupação com o meio ambiente, e os possíveis danos que sua atividade pode causar na natureza.
ALMEIDA, T. A.; SILVA, J. D.; OLIVEIRA, M. C. Responsabilidade Social Corporativa e a Influência de Aspectos do Ambiente Institucional: uma análise no setor bancário brasileiro. Revista Universo Contábil, v. 11, n. 4, p. 44-62, out/dez 2015. ATTIG, N., BOUBAKRI, N., EL GHOUL, S., & GUEDHAMI, O. Firm internationalization and corporate social responsibility. Journal of Business Ethics, v. 134, n. 2, p. 171-197, 2016. CHO, C. H., ROBERTS, R. W. & PATTEN, D. M. The language of US corporate environmental disclosure. Accounting, Organizations and Society, v. 35, p. 431–443, 2010.