Resumo

Título do Artigo

RESILIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE ENERGÉTICA: COMO A LITERATURA TEM ABORDADO ESSE DESAFIO?
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas

Autores

Nome
1 - Sandra Naomi Morioka
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA - UFPB - Departamento de Engenharia de Produção
2 - Winston Jerónimo Silvestre
-
3 - Natália Machado da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA - UFPB - UFPB
4 - lucas matheus oliveira da silva
Universidade Federal de Campina Grande - Unidade acadêmica de engenharia de produção/ Centro de desenvolvimento sustentável do semiárido
5 - Ivan Bolis
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA - UFPB - Departamento de Psicologia Responsável pela submissão

Reumo

Acadêmicos e profissionais têm dedicado sua atenção ao desenvolvimento de estratégias para mitigar os riscos e responder de forma eficaz a essas perturbações, com a finalidade de recuperar os prejuízos, de reduzir as suas consequências, de aprender com os acontecimentos passados, e de preparar cenários plausíveis para o futuro. Neste contexto e aplicado à temática da energia, as teorias da resiliência podem ter um papel importante no entendimento e na experimentação de iniciativas que aumentem o bem-estar diante da incerteza e da mudança (HILLS et al. 2018; OLSSON et. al. 2014)
Verifica-se que pesquisas ligadas à resiliência energética (RE) no contexto da sustentabilidade podem trazer contribuições relevantes para o setor de energia. Porém, as pesquisas tratam de assuntos específicos ou do desenvolvimento de tecnologias que dão suporte à sustentabilidade e RE. Há oportunidade para se investigar uma visão mais geral sobre essa literatura, a fim de compreender melhor como se dá essa discussão na academia. Neste sentido, o objetivo dessa pesquisa é investigar de que forma a literatura tem abordado esse desafio da RE e sustentabilidade energética.
A energia acessível e limpa é um componente primordial para alcançar a sustentabilidade. Considera-se que o conceito de resiliência é reconhecido explícita e implicitamente em diferentes Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), assim como contribui para as metas de descarbonização propostas na conferência de Paris (ACUTI, BELLUCCI e MANETTI, 2020; GRAFAKOS e FLAMOS, 2017). Em um contexto de sustentabilidade, a resiliência é medida como o custo da transição de um estado de pré-contingência para um estado de pós-recuperação (MEJIA-GIRALDO et al., 2012).
Esta pesquisa consiste em uma revisão sistemática da literatura (RSL) sobre resiliência e sustentabilidade energética. Essa metodologia foi adotada porque é útil para disseminar os principais resultados de forma explícita e sistemática de estudos presentes na literatura (HIGGINS e GREEN, 2008). Para Tranfield et al. (2003), a revisão sistemática da literatura é um procedimento transparente e reproduzível e pode ser realizado em três etapas: planejamento da revisão; condução da revisão; e relatórios e disseminação.
Este estudo teve como objetivo investigar de que forma a literatura tem abordado o desafio da resiliência e sustentabilidade energética. A pesquisa trouxe a evolução dos estudos ao longo dos anos, periódicos mais citados, estudos mais citados e localização da realização dos estudos. Além disso, foi realizada uma análise dos periódicos associados às referências utilizadas pelos estudos, bem como a análise de rede das palavras-chaves dos autores da amostra.
Caracterizado por algumas limitações, este estudo apresenta como principal contribuição entregar uma visão geral sobre a pesquisa entre resiliência e sustentabilidade energética para que pesquisadores possam direcionar melhor estudos futuros. Em particular, foi observado que este eixo de pesquisa pode voltar a ganhar relevância a partir do ano de 2020. Provavelmente, pesquisas futuras precisam continuar focar em periódicos da área de energia e em algum assunto específico encontrado na pesquisa. Oportunidades são enxergadas para desenvolver pesquisa na América Latina
Acuti, D., Bellucci, M., & Manetti, G. (2020). Company disclosures concerning the resilience of cities from the Sustainable Development Goals (SDGs) perspective. Cities, 99, 102608. Grafakos, S., & Flamos, A. (2017). Assessing low-carbon energy technologies against sustainability and resilience criteria: results of a European experts survey. International Journal of Sustainable Energy, 36(5), 502-516. Mejia-Giraldo, D., Villarreal-Marimon, J., Gu, Y., He, Y., Duan, Z., & Wang, L. (2012). Sustainability and Resiliency Measures for Long-Term Investment Planning in Integrated Energy and Transpor