Resumo

Título do Artigo

Ensino de Geografia e Sustentabilidade Socioambiental
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Amanda Ramalho
Pontifícia Universidade Católica - PUC-Rio - Geografia e Meio Ambiente Responsável pela submissão

Reumo

O projeto de pesquisa faz parte das atividades desenvolvidas no Núcleo de Estudos em Cidadania e Política no Ensino da Geografia, NECPEG, da PUC-Rio. Este trabalho será desenvolvido a partir de uma proposta de debate do tema da sustentabilidade socioambiental e suas possibilidades no âmbito escolar. Justificamos nossa pesquisa pela crescente importância do debate sobre questões ambientais, além das exigências recentes quanto à renovação da escola que colocam os profissionais da educação diante de novos desafios, entre eles compreender e desenvolver os princípios da sustentabilidade.
A problemática da sustentabilidade assume neste novo século um papel central na reflexão sobre as dimensões do desenvolvimento e das alternativas que se configuram. Quando se fala sobre sustentabilidade muitas alternativas são ressaltadas, tendo em vista a percepção de cada ser humano. Uma vez que as necessidades, as quais cada indivíduo possui são diferentes, assim como as formas de perceber a natureza e as relações construídas. A partir destas necessidades, a discussão sobre o Meio Ambiente e sua Sustentabilidade são de suma importância em sala de aula.
Tendo em vista que o universo e seus componentes está para além da existência do homem, o conceito de natureza não passa de uma delimitação realizada pelo homem, segundo Lenoble (1969). A necessidade de compreender o que é a natureza está diretamente relacionada ao princípio de dominação. Assim como Francis Bacon aborda muitos acreditavam que a natureza deveria ser dominada, superada e conquistada. Todavia, este modelo é se tornou insustentável com o passar dos anos e se tornou prejudicial para a própria espécie humana.
Levantamento bibliográfico de trabalhos acadêmicos que versem sobre as temáticas da sustentabilidade socioambiental. - Debater a noção de sustentabilidade socioambiental a luz de autores de referência da atualidade - Debater a importância da geografia escolar considerando seu potencial para a construção de propostas de aprendizagens transformadoras e para a formação de cidadãos participativos. - Propor estruturas programáticas e materiais e/ou projetos didáticos que considerem a importância da sustentabilidade socioambiental para a inserção adequada do cidadão no mundo contemporâneo.
A Pesquisa está em fase inicial. Devido a situação atual os resultados são apenas em relação ao levantamento bibliográfico.
Conclui-se, portanto que o debate a cerca da Educação Ambiental e sustentabilidade socioambiental é profunda e permeia diversos âmbitos sociais, impossibilitando soluções paliativas e rasas. Dessa forma, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e o suporte dos indicadores e políticas públicas construídas nas três escalas do poder brasileiro são fundamentais para construção de projetos que possam ser efetivados.
IBGE. Conheça o Brasil- População. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18317-educacao.html Acesso em: 17 de Maio 2020. MARTINS. Vicente. Educação na Constituição de 1988: O artigo 205. Disponível em: https://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/479/Educacao-na-Constituicao-de-1988-O-artigo-205 Acesso em: 17 de Maio 2020. OCDE. Relatórios Econômicos OCDE Brasil. Disponível em: http://www.oecd.org/economy/surveys/Brazil-2018-OECD-economic-survey-overview-Portuguese.pdf Acesso em: 17 de Maio 2020.