Resumo

Título do Artigo

A ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA SOCIAL (OES): MOTOR DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL.
Abrir Arquivo

Tema

Empreendedorismo e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Mauricio Nunes Macedo de Carvalho
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Bagé Responsável pela submissão
2 - Miriam Borchardt
-

Reumo

O empreendedorismo social é visto como um processo de criação de valor social e econômico. Uma perspectiva alternativa do empreendedorismo social é definida em relação ao empreendedor social individual, o qual atua como agente de mudança social que, por meio do comportamento empreendedor, cria soluções para problemas sociais. Tentativas de conceituar e operacionalizar o Empreendedorismo Social (ES) concentram esforços no que os empreendedores sociais fazem; no entanto, a pesquisa que busca capturar como as ações empreendedoras estão vinculadas aos resultados, permanece escassa. O presente estudo almeja por meio da exposição dos conceitos empregados em pesquisas que representam o estado da arte no contexto da Orientação Empreendedora Social, fomentar a discussão a este respeito e alicerçar conhecimentos neste campo de pesquisa.
Social entrepreneurship is seen as a process of creating social and economic value. An alternative perspective of social entrepreneurship is defined in relation to the individual social entrepreneur, who acts as an agent of social change who, through entrepreneurial behavior, creates solutions to social problems. Attempts to conceptualize and operationalize Social Entrepreneurship (ES) focus efforts on what social entrepreneurs do; however, research that seeks to capture how entrepreneurial actions are linked to results remains scarce. This study aims to expose the concepts used in research that represent the state of the art in the context of Social Entrepreneurial Orientation, to foster the discussion in this regard and to support knowledge in this field of research.