Resumo

Título do Artigo

POR MAIS CIDADES RESILIENTES: Análise da Estratégia de Resiliência de Porto Alegre
Abrir Arquivo

Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - Tássio Santos Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - Faculdade de Direito Responsável pela submissão
2 - Isadora Corbacho Durães
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - Universidade Federal da Bahia
3 - ANDRÉA CARDOSO VENTURA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - Escola de Administração
4 - João Pedro Souza Macedo
-

Reumo

No que diz respeito aos riscos e desastres provocados pelas mudanças climáticas, surge o conceito de resiliência urbana, que é compreendida como a capacidade de uma cidade lidar com suas vulnerabilidades, de resistir aos desastres naturais e se adaptar às mudanças climáticas de forma eficiente, promovendo o bem estar humano (PAINEL BRASILEIRO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS - PBMC, 2016). Toda e qualquer estratégia de resiliência urbana - que seria um documento norteador e articulado com recomendações sustentáveis e ações práticas - precisa possuir em sua essência a redução de desigualdades.
O objetivo geral consiste em apresentar a Estratégia de Resiliência da Cidade de Porto Alegre e os os objetivos específicos consistem 1) buscar analisar as ações de Porto Alegre para vir a ser uma cidade mais resiliente, bem como os impactos negativos ambientais e os problemas sociais, definidos como choques e estresses 2) refletir sobre as ações e suas dimensões, bem como 3) responder à seguinte pergunta: como as ações propostas na Estratégia de Resiliência se vinculam aos choques e estresses identificados pela cidade?
Na definição de resiliência urbana se misturam o espaço urbano e as pessoas que nele vivem. “A cidade resiliente corresponde a uma rede sustentável de sistemas físicos e de comunidades humanas." (MADEIROS et. al., 2018, p. 377). Aumentar a capacidade e habilidade de resiliência é uma maneira de reduzir as vulnerabilidades que atingem como as pessoas são distribuídas perversamente nas cidades. Portanto, esforços de resiliência, são acima de qualquer outra coisa, a elaboração e execução de maneiras que alvejam tornar as sociedades mais justas, inovadoras e fortes (NERY, 2015).
A presente análise foi desenvolvida como parte das atividades de um grupo de pesquisa que tem, entre seus objetos de estudo, a resiliência urbana. Nesta pesquisa, estuda-se a estratégia de uma cidade brasileira participante do Programa 100 Resilient Cities – 100RC.Construiu-se uma base de dados no software Excel, contendo as ações previstas e/ou realizadas para a cidade. Essas ações foram categorizadas, para fins de melhor compreensão, de acordo com os pilares estratégicos definidos pela cidade.
Para fins de análise da Estratégia, inicialmente, foram identificados os choques e estresses mencionadas no documento elaborado pela cidade de Porto Alegre e categorizadas as ações/iniciativas de resiliência propostas. Foram identificadas na Estratégia de Resiliência 66 ações, dentre elas 31 se tratam de “Estratégias Regionais”, ou seja, “representam a construção colaborativa local e comunitária de ações que complementam os esforços das outras iniciativas da Estratégia de Resiliência” (PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE, 2016, p. 50) .
O enfrentamento de choques e estresses pelas iniciativas contidas na Estratégia de Resiliência, objeto de estudo da presente pesquisa, aparentam ter um resultado positivo para a melhoria da capacidade de resiliência da cidade de Porto Alegre. A pesquisa apresentou limitações quanto ao detalhamento das sessenta e seis ações contidas na estratégia de resiliência da cidade, devido a especificidade de cada uma e, por ser utilizada exclusivamente como base para uma análise de dados mais fidedigna ao objeto de estudo. Sugere-se para futuras pesquisas a sondagem de indicadores de resiliência...
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. Desafio Porto Alegre Resiliente. 100 RESILIENT CITIES, 2016. Disponível em: < https://www.100resilientcities.org/wp-content/uploads/2016/01/Estrategia20de20Alegre20Resiliente_digital.pdf> Acesso em 05 de maio de 2020. ROCKFELLER FOUNDATION, R100. Disponível em: . Acesso em 12 ago 2019.