Resumo

Título do Artigo

OS GESTORES E AS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS: NÍVEL DE CONSCIENTIZAÇÃO E IMPLICAÇÕES PARA AS STARTUPS
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Tema

Empreendedorismo e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Erika Se Mi Hong
ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing - São Paulo
2 - Fernando Jorge Moreira da Silva
ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing - São Paulo Responsável pela submissão
3 - MARCOS DA SILVA E SILVA
-
4 - Marcus Hyonai Nakagawa
EACH - USP - Sustentabilidade

Reumo

As grandes empresas, em geral, vêm adequando suas atividades ao cumprimento das metas socioambientais estabelecidas pela ONU, na medida em que suas operações e a natureza de suas atividades permitem. No entanto esse comportamento não se torna tão visível nas pequenas empresas e nas start-ups. É pertinente observar como empresas nascentes se relacionam com a questão socioambiental, e como um negócio que está em seu começo, com poucos recursos e espaço físico, pode contribuir para a sociedade de forma consciente.
Nossa pergunta de pesquisa visa a entender se os ODS são considerados pelos empreendedores quando formulam a estratégia e detalham as atividades de suas startups. O objetivo principal de nosso estudo é examinar a conscientização de cada gestor para as questões socioambientais que compõem os ODS.
Em 2015, a ONU estabeleceu, através de um acordo entre diferentes nações, 17 objetivos a serem seguidos com a finalidade de assegurar o desenvolvimento sustentável até o ano de 2030. No contexto atual, o desenvolvimento de tecnologias possibilitou novos modelos de negócios e consequentemente, novas formas de impactar a sociedade e o meio ambiente. Verificamos, nos últimos anos, uma ascensão no número de startups no Brasil, empresas caracterizadas pela inovação e, junto a isso, foi possível notar que a pauta do desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida no cenário brasileiro.
A metodologia escolhida foi a qualitativa já que, com o uso dela, podemos representar as visões e perspectivas dos participantes do estudo e as condições contextuais (Yin, 2016). A pesquisa coletou dados e verificou o grau de relação entre as startups e temas ligados à responsabilidade social e sustentabilidade a partir de entrevistas realizadas com seus gestores, buscando inferir o nível de conscientização desses gestores para questões socioambientais. A Entrevista Dirigida, foi a técnica utilizada para a coleta de dados (Qu e Durnay (2011).
Ainda não existem muitas pesquisas dedicadas a entender como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável permeiam as organizações nascentes. As startups são um campo importante para as pesquisas de âmbito social. Entender o nível de conscientização dos gestores das startups para as questões socioambientais pode contribuir para a criação de políticas públicas que incentivem o engajamento dos gestores com os ODS, e comprometam organização e gestores com o desenvolvimento de atividades que busquem a preservação do ambiente, a sustentabilidade e o bem-estar social.
Identificamos que todas startups analisadas, mesmo as que os gestores afirmaram não conhecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, atendem de alguma forma os ODS’s. Direta ou indiretamente, essas empresas geram impactos socioambientais em alguma das etapas da concepção do produto ou serviço por elas oferecidos. No entanto, é perceptível que para algumas das startups analisadas, o impacto socioambiental acaba sendo uma consequência e não o objetivo do negócio.
FISCHER, R.M.; COMINI G. Sustainable Development: From Responsibility to Entrepreneurship. Revista de Administração da USP, São Paulo, v.47, n.3, p.363-369, jul./ago./set. 2012. LIMEIRA, T. M.V. Empreendedorismo social no Brasil: estado da arte e desafios. Last access on: June, v. 10, p. 2018, 2015. ROSOLEN, T.; TISCOSKI, G.P.; COMINI, G.M. Empreendedorismo social e negócios sociais: um estudo bibliométrico da publicação nacional e internacional. Revista Interdisciplinar de gestão social, v.3, n.1, p.85-105, jan./abr.2014.