Resumo

Título do Artigo

CONSUMO SUSTENTÁVEL: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NAS FEIRAS ORGÂNICAS ECOLÓGICAS DE PORTO ALEGRE/RS
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Tema

Inovação Sustentável e Marketing

Autores

Nome
1 - LÉIA MARIA ERLICH RUWER
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Franca/SP Responsável pela submissão
2 - Thaísa Fávero Abou Diyé
IBGEN - Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios - Porto Alegre
3 - Luis Fernando Casagranda
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Porto Alegre
4 - Hamilton Luis Kleinowski
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5 - Marino Cornélio Gargioni
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Reumo

Em meio à consolidação mundial do aumento da preocupação da sociedade com saúde e meio ambiente, destaca-se, cada vez mais, o interesse em adquirir alimentos provenientes de um sistema de produção mais sustentável e adequada à saúde, como é o método orgânico de produção. Neste âmbito, as feiras livres, são um dos principais canais de comercialização desse tipo de produtos. Assim, respaldados pela importância desses negócios e seu desenvolvimento, importa conhecer em profundidade os seus consumidores, em especial à questões relacionadas ao comportamento de compra e consumo.
O presente estudo aborda o tema Comportamento do Consumidor (Kotler e Keller, 2012), buscando caracterizar o consumidor de feiras ecológicas em Porto Alegre/Rs. Para responder a este propósito, apresentou-se como objetivo: a) pesquisar e levantar o perfil dos frequentadores de feiras ecológicas dos bairros Lindóia e Bom Fim e analisar se existe diferença entre esses comportamentos; e, b) analisar se o comportamento dos consumidores frequentadores das feiras orgânicas do bairro Bom Fim se alterou entre os anos 2009 e 2019; e, na sequência, comparar com pesquisa anterior de 2009.
Os consumidores de alimentos orgânicos estão inseridos em um contexto social onde existe uma valorização da qualidade de vida, dos cuidados com a saúde, que acabam influenciando em suas tendências de consumo (GUIVANT, 2003). O seu perfil é bem peculiar, pois são atores participativos da cadeia produtiva (MOMESSO, 2006), e estes são consumidores fiéis que confiam nos atributos de crença envolvidos neste tipo de alimento, levando-os a assumirem atitudes são positivas frente ao seu consumo (HOPPE et al., 2012).
A pesquisa é exploratória e descritiva, com dados obtidos via questionários estruturados aplicados aos frequentadores das feiras ecológicas na cidade de Porto Alegre – RS – na Feira Orgânica do Bairro Lindóia e na Feira do Bairro Bom Fim, de agosto e setembro de 2019. Foi realizada uma comparação entre o comportamento dos frequentadores da feira orgânica do Bairro Bom Fim e do Bairro Lindóia, na amostra coletada, em 2019; e foi realizada a comparação com resultados de outra pesquisa, de 2009. Para tanto, utilizou-se o Teste de Hipótese para a Proporção, com base em Levine (2016).
O estudo desenvolvido atendeu os objetivos propostos pesquisando e apresentando um perfil dos frequentadores de feiras ecológicas dos bairros Lindóia e Bom Fim, verificando-se que existe sim diferença entre estes comportamentos, destacando-se uma maior disponibilidade em pagar mais pelos produtos na feira do Lindóia, que pode se dar por ser a renda e o salário médio dos frequentadores desta feira maior que a do Bom Fim. E, quando comparada com a pesquisa de 2009, percebe-se um aumento do público feminino, permanecendo as demais características sem alterações significativas.
As percepções oportunizadas pela pesquisa, apontam que a maioria dos compradores de produtos orgânicos busca conhecer o produtor para obter maior confiança quanto à procedência do alimento, estão disponíveis a pagar mais pelo alimento orgânico; e, dentre os principais fatores motivacionais para o consumo desses alimentos, apurou-se que a saúde, o sabor e a consciência ambiental.Como contribuição da pesquisa destaca-se a possibilidade de apoiar aos novos empreendedores e pessoas que já atuam no ramo de feiras ecológicas, os estudiosos e interessados, a entender o perfil desse consumidor.
DAROLT, M. R. (2001). O papel do consumidor no mercado de produtos orgânicos. Agroecologia Hoje, 2(7), 8-9. HOPPE, A., et. al. Comportamento do consumidor de produtos orgânicos: uma aplicação da teoria do comportamento planejado. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, v. 9, n. 2, p. 174-188, Abril-Junho, 2012. KOTLER, Philip; KELLER, Lane. Administração de Marketing. 15 edição. São Paulo: Pearson, 2018. LEVINE, D. M.; BERENSON, M. L.; Stephan, D. Estatística: teoria e aplicações. 7. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2016.