Resumo

Título do Artigo

Consumo de Vestuário Slow Fashion: O que move os Consumidores?
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Tema

Inovação Sustentável e Marketing

Autores

Nome
1 - Talita Hamester Lammel
Universidade Feevale - Administração
2 - Paola Schmitt Figueiró
Universidade Feevale - Responsável pela submissão
3 - Jefferson Dobner Sordi
Universidade Feevale - ICHS
4 - Dusan Schreiber
Universidade Feevale - Mestrado em Administração

Reumo

O comportamento do consumidor no mundo da moda (vestuário) se apresenta por meio de uma rede de sentidos e motivações traçadas por suas experiências de consumo como forma de comunicação. A moda pode ser compreendida como um fenômeno comportamental que desenvolve a identidade dos indivíduos (Azevedo, Giuliano, & Steffen, 2017). ,Consome-se, em média, 80 bilhões de roupas anualmente, resultando em mais de 11 milhões de toneladas de resíduos têxteis, em escala global (The True Cost, 2015). O movimento slow fashion traz a sensibilização e oportunidade para um consumo mais sustentável.
Tem-se como problema de pesquisa: O que motiva o consumo de produtos de vestuário slow fashion? Diante disto, o objetivo geral da pesquisa busca identificar atributos e motivações que influenciam o comportamento do consumidor brasileiro frente a produtos de vestuário slow fashion.
A partir da efemeridade do mundo da moda, a indústria e a mídia trabalham para agradar e atrair os consumidores (Lee, 2009). Em contrapartida, os indivíduos, a partir de suas escolhas de consumo, fazem uso da moda para comunicarem a forma como desejam ser vistos pela sociedade, expressando sua individualidade, preferências e pertencimento a determinados grupos sociais (Azevedo et al., 2017). Aqueles que possuem hábitos de consumo mais conscientes, na maioria das vezes, são pessoas mais perceptivas e atentas às marcas e seus processos de produção (Ribeiro & Veiga, 2010).
Realizou-se uma pesquisa com abordagem quantitativa e qualitativa. Primeiramente, foi realizada uma etapa exploratória a partir de entrevistas com profissionais da área. Posteriormente, foi realizada uma survey com uma amostra de 257 consumidores brasileiros. Os dados qualitativos foram submetidos à análise de conteúdo e os quantitativos receberam tratamento por meio da estatística descritiva.
Os resultados evidenciaram as características da motivação do consumo consciente, responsável e sustentável, que busca priorizar os produtos de vestuário de maior qualidade, durabilidade, com cores que remetem ao estilo atemporal. A pesquisa evidenciou uma maior conscientização de consumidores de slow fashion com relação ao modo de produção, de produtos feitos à mão, por estilistas independentes, além da valorização da economia local e também da mão de obra remunerada e tratada com base em princípios éticos e valores morais.
O movimento slow fashion tem o potencial de dar voz e oportunidade ao consumidor consciente, ético e responsável, que busca primeiramente questionar-se da real necessidade de adquirir os produtos antes mesmo de comprá-los, diferentemente do indivíduo mais consumista. Tal perspectiva permite compras a partir de escolhas mais éticas e que consideram o meio ambiente, ou seja, o movimento busca consolidar uma nova cultura de consumo, voltada à valorização ambiental e do ser humano.
Azevedo, P. Z., Giuliano, C. P., & Steffen, C. (2017). Moda, Transformação e Compreensão dos Sujeitos Sociais. Conexão – Comunicação e Cultura, UCS. 16(32), 173-185. Carvalhal, A. (2016). Moda com propósito: manifesto pela grande virada. São Paulo, SP: Paralela. Lee, M. (2009). Eco Chic: o guia de moda ética para o consumo consciente. Editora: Lafonte. The True Cost (2015). Produção de Michael Ross, Lucy Siegle, Lívia Firth, Vicente Vittorio, Christopher Harvey e Laura Piety. Direção de Andrew Morgan. Acesso em 14 de setembro de 2019 em https://truecostmovie.com