Resumo

Título do Artigo

As Feiras de Produtores e as mudanças ocorridas devido a pandemia da Covid-19
Abrir Arquivo

Tema

Empreendedorismo e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Juliana Batista Reis
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim Responsável pela submissão
2 - Débora Regina Schneider Locatelli
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim

Reumo

As feiras livres são importantes espaços para a integração das pessoas, visto que é um ramo de atividade econômica que permite a socialização e o sentido de coletividade. O estudo tem como objetivo explanar os impactos da Covid-19 nas feiras livres do Rio Grande do Sul, em especial, na feira da Agricultura Familiar Nossa Terra, situada em Erechim – RS. A partir de pesquisas teóricas, observações, entrevistas informais e pesquisa documental, construiu-se este estudo que apresenta a adaptação às medidas durante o período de março a agosto de 2020 devido à Covid-19.
O artigo tem como problemática: quais as mudanças ocorridas durante o período de distanciamento social devido à COVID-19 nas feiras em Erechim-RS? O objetivo principal é identificar quais as mudanças ocorridas durante o período de distanciamento social devido à COVID-19 nas feiras em Erechim-RS. Ainda busca, apresentar as ações preventivas desenvolvidas nas feiras de produtores da cidade de Erechim-RS, especialmente na Feira da Agricultura Familiar Nossa Terra, para minimizar o contato entre as pessoas e, assim, o contágio do COVID-19.
As feiras possuem um papel fundamental para geração de empregos e renda à população e integração social, visto que aproximam os consumidores dos produtores e, permitem uma riqueza em diálogo, socialização e “comunidade” (VEDANA, 2013). Devido a pandemia da COVID-19, formas de socialização vêm sendo evitadas, para menor propagação da doença. Ainda assim, produtores necessitam das feiras, visto que elas são suas principais fontes de renda. Para que as atividades continuem, com segurança, medidas de prevenção foram tomadas, evitando o contágio da doença nesses locais com aglomerações.
Para desenvolvimento do artigo foram buscados referenciais dos temas de feiras e medidas preventivas relacionadas à COVID-19, para compreensão da importância do ramo de atividades produtivas e as formas de evitar o contágio da doença nesses locais. Como forma de análise da aplicação de ações preventivas à doença COVID-19, será analisada a Feira da Agricultura Familiar Nossa Terra, sediada em Erechim-RS. Como ferramenta de análise realizou-se visitas ao local, atentando à aplicação das determinações vindas da prefeitura da cidade e, aos impactos causados pela doença na rotina dos produtores.
Erechim, RS, contava, em 20 de agosto de 2020, com 1660 casos confirmados e 10 óbitos. Medidas de Prevenção foram implantadas para a proteção da população. Na Feira da Agricultura Familiar Nossa Terra, alguns cuidados foram aderidos, os quais foram verificados por meio de visita ao local. Notas oficiais foram enviadas pela Prefeitura contendo as normas impostas para o funcionamento da feira e, a fiscalização vem sendo feita pela Vigilância Sanitária. De março a agosto, os produtores aplicação as recomendações e identificaram a redução nas vendas durante esse período.
Na Feira da Agricultura Familiar Nossa Terra, após a visita ao local, pode-se observar a adesão ao distanciamento social e a efetividade no cumprimento das medidas de prevenção por todas as partes envolvidas. Além de mudanças no dia a dia das feiras, as vendas de mercadorias sofreram uma redução, visto que parte da população respeitou as orientações de distanciamento e se manteve em casa. A efetivação da ventilação higiênica do espaço, adquirida a partir do pé-direito elevado do pavilhão.
BARRETO, M. L. et al. O que é urgente e necessário para subsidiar as políticas de enfrentamento da pandemia de COVID-19 no Brasil? 2020. ERECHIM. Decreto nº 4.926, de 16 de abril de 2020. FARIA, R.et al. Difusão da COVID-19 nas grandes estruturas territoriais do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. 2020. GODOY, W. I.; ANJOS, F. S. dos. A importância das feiras livres ecológicas: um espaço de trocas e saberes da economia local. 2007. ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). COVID-19: boas práticas de higiene e distanciamento físico. 2020. VEDANA, V. Fazer a feira e ser feirante. 2013.