Resumo

Título do Artigo

RISCOS DE SUSTENTABILIDADE PARA STAKEHOLDERS EM GESTÃO DE PROJETOS: Uma revisão sistemática da literatura
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Thiago Tolentino Muniz
Universidade Federal da Paraíba - Administração Responsável pela submissão
2 - Sandra Naomi Morioka
- Departamento de Engenharia de Produção
3 - Ivan Bolis
- Departamento de Psicologia
4 - André Marinho Barbosa
Universidade Federal da Paraíba - Campus I

Reumo

A sustentabilidade vem ganhando força devido os impactos que as atividades humanas e como um canal para alcançar o desenvolvimento sustentável, considerando os três pilares da sustentabilidade triple bottom line. Portanto, um projeto sustentável seria aquele que está em equilíbrio com as necessidades institucionais e que irá aperfeiçoar o presente e o futuro para atender às necessidades e ambições dos stakeholders (HALLSTEDT, 2017). Dentro desse contexto, os riscos emergem como um evento que pode impactar direto os stakeholders, logo, é importante observar de maneira aprofundada.
Observando que “muitos estudos investigaram as questões relacionadas ao risco [...] não consideram os riscos do ponto de vista dos stakeholders [...]. (LI et al., 2016). Embora a relevância dessa literatura, carecem publicações que agrupem conhecimento sobre riscos associados a sustentabilidade na perspectiva dos stakeholders. Nesse sentido essa apresenta: Objetivo 1- Mapear as principais características da literatura sobre riscos de sustentabilidade para stakeholders na gestão de projetos; Objetivo 2 - Levantar os principais riscos de sustentabilidade para stakeholders na gestão de projetos.
Trata-se de uma Revisão sistemática da literatura que se caracteriza por ser um tipo de fundamentação teórica. Em outras palavras, o artigo consiste em um estudo que tem o objetivo de reunir pesquisas e discussões de vários autores e autoras sobre o mesmo tema e realizar uma análise.
A metodologia escolhida para responder aos dois objetivos de pesquisa é a revisão sistemática da literatura. Seguindo o template desenvolvido por Tranfield et al. (2003) que construiu um protocolo disposto em 3 estágios: planejamento da revisão, condução da revisão e elaboração de relatórios/divulgação, respectivamente.
Foram utilizadas análises descritivas para tendências de 'análise temática', do conteúdo extraído, delineando o que é conhecido e já estabelecido a partir da extração das contribuições. E análise de conteúdo para levantamentos dos riscos de sustentabilidade presentes em um recorte de 15 artigos da amostra, priorizando aqueles mais citados e temporalmente recentes. A partir desses procedimentos foram construídos gráficos, tabelas e quadros com intuito de facilitar a visualização do resultado das análises.
Este estudo, contribui na criação de conhecimento na área de gestão de projetos para sustentabilidade, como também no contexto da gestão de riscos para sustentabilidade e participação dos stakeholders para mitigação dos riscos. Os resultados demonstram a necessidade de estudos que categorizem os riscos de acordo com os aspectos observados pelo triple botton line, necessitando de aprofundamento do conhecimento dos riscos sob a ótica sustentável.
Conforto, Edivandro & Amaral, Daniel & Luis, da Silva (2011), BELLEN (1990), FREUDENREICH (2020), Hallstedt (2017), KUCHTA, D.; MRZYG?OCKA-CHOJNACKA (2020), KOMENDANTOVA (2012), LI (2016), Project Management Institute (2008), TRANFIELD (2003), TANG (2020), YANG AND ZOU (2014), YANG AND ZOU (2016), YAZICI (2020).