Resumo

Título do Artigo

Empreendedorismo Social em Organizações do Terceiro Setor (ONGs): um estudo de caso
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Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - LÉIA MARIA ERLICH RUWER
- Franca/SP Responsável pela submissão
2 - Hamilton Luis Kleinowski
INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO DE NEGÓCIOS - IBGEN - IBGEN PORTO ALEGRE
3 - ANGELA MARIA GARCIA DOS SANTOS SILVA
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Escola de Humanidades - Letras
4 - Cybele Fragoso dos Reis
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Reumo

As iniciativas de Empreendedorismo Social buscam enquadrar e combinar de forma precisa a eficiência dos mercados, exigida pelos negócios, com a orientação para o bem-estar social (BERNARDINO, 2013). Essas iniciativas também se encontram nas organizações do Terceiro Setor (foco do presente estudo), classificadas como ONGs – Organizações Não Governamentais ou entidades de interesse social sem fins lucrativos, cujo objetivo é o atendimento de alguma necessidade social ou a defesa de direitos fundamentais.
Para o êxito deste tipo de organizações, há que se contar com as iniciativas de Empreendedorismo Social e os comportamentos de gestão no sentido de criar estratégias e de gestão de recursos que possibilitem o bom desempenho organizacional. Assim, compreendendo que, normalmente os projetos das ONGs, quando bem executados, trazem benefícios para a sociedade e população envolvida; busca-se, no presente estudo, investigar: Como se aplica o Empreendedorismo Social em uma organização do terceiro setor? E como objetivo geral: analisar a aplicação do Empreendedorismo Social em uma ONG.
Pelas suas especificidades, as ONGs constituem um ambiente em que se torna necessário trabalhar alguns atributos-chave para o sucesso, como os apresentados por Carvalho (2001): a) a capacidade de articular iniciativas múltiplas, revitalizando o envolvimento voluntário da comunidade ou de setores da sociedade civil; b) a capacidade de estabelecer parceria com o Estado na gestão de políticas e programas públicos; e, c) a capacidade de estabelecer redes locais, nacionais ou mundiais e, por meio delas, constituir fóruns de escuta e vocalização de demandas, introduzindo-as na agenda política.
A presente pesquisa é exploratória e descritiva, e o objeto de estudo é o Coletivo Abrigo, localizado em Porto Alegre/RS. A amostra foi intencional e os sujeitos de pesquisa definidos foram: a nível de direção, o Diretor da organização; e à nível de beneficiários,3 respondentes do público atendido. O instrumento foi a entrevista semi-estruturada, realizada por vídeo chamada em Outubro/2020. A técnica de análise de dados foi conduzida segundo o método de Análise de Conteúdo (WEBER, 1990).
Os resultados demonstraram que o trabalho da ONG está apresentando resultados para os beneficiários; e, mesmo com recursos reduzidos, vem sendo geradas oportunidades em meio aos problemas da comunidade como a Educação e a assistência social. Contudo existe espaço para a adoção de cultura empreendedora, para fortalecimento das estratégias organizacionais e a constante busca de conhecimento em um ambiente que os colaboradores possam inovar, trazendo novas ideias e soluções, para que seja mais tangível a realização de novos empreendimentos.
O crescimento de estudo do tema empreendedorismo social tem aumentado nos últimos anos, se intensificou durante a pandemia e se fez necessário para futuras pesquisas. Há uma motivação no cenário atual do país para que ocorram mudanças nos valores da sociedade, acredita-se que quanto maior o engajamento da sociedade em apoiar a criação de novos empreendimentos sociais, melhores serão os resultados dessas organizações, o empreendedorismo social gera riqueza para a sociedade, uma vez que esse investimento visa desenvolver pessoas e suas habilidades.
BAGGIO, A. F.; BAGGIO, D. K. Empreendedorismo: Conceitos e Definições. Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, [s.l.], v. 1, n. 1, p. 25-38, 2014. ISSN 2359-3539. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/revistasi/article/view/612. Acesso em: 20 dez. 2019. BERNARDINO, S. J. Q. (2013). Iniciativas de empreendedorismo social no Terceiro Setor em Portugal: antecedentes, comportamentos e desempenho organizacionais. (Tese de Doutoramento), Universidade Portucalense, Portugal.