Resumo

Título do Artigo

MODELO DE NEGÓCIOS PARA SUSTENTABILIDADE NO CONTEXTO DAS STARTUPS: UMA REVISÃO DA LITERATURA.
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Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Andressa Kelly da Silva Nunes
Universidade Federal da Paraíba - Universidade Federal da Paraíba Responsável pela submissão
2 - Maria Clara Batista Santos
Universidade Federal da Paraíba - Universidade Federal da Paraíba
3 - Ivan Bolis
- Departamento de Psicologia
4 - Sandra Naomi Morioka
- Departamento de Engenharia de Produção

Reumo

Este artigo apresenta um estudo sobre os modelos de negócios para sustentabilidade e como as pesquisas estão abordando esta área temática relacionando-a às startups. A sustentabilidade nos modelos de negócios tem sido cada vez mais desejável, uma vez que a captura de valores para os atores envolvidos, pode ser transformado em valor útil para alcançar o objetivo da empresa. Alguns exemplos úteis de valor pode ser o lucro e a motivação dos empregados (GEISSDOERFER; VLADIMIROVA; EVANS, 2018a).
A literatura tem investigado os modelos de negócios para sustentabilidade. Dentro esta literatura é reconhecida uma lacuna de pesquisa, não apresentando estudos que conciliam o papel dinâmico das inovações dos modelos de negócios para o empreendedorismo sustentável na transformação dos mercados e da sociedade (SCHALTEGGER; LÜDEKE-FREUND; HANSEN, 2016). O objetivo da presente pesquisa é fornecer uma caracterização geral dos modelos de negócio para sustentabilidade e analisar os principais temas abordados por essa temática no contexto das startups e do empreendedorismo.
O empreendedorismo sustentável, é um conceito para representar formas de negócios motivadas ecológica e socialmente (LÜDEKE-FREUND, 2020). Um exemplo é a tipologia empresarial sustentável de Schaltegger e Wagner (2011), que integra duas dimensões conceituais, a magnitude dos efeitos de mercado e a prioridade da sustentabilidade como meta empresarial. A transferência da noção de que os modelos de negócios servem como dispositivos mediadores que permitem a criação de valor com novas tecnologias e outros tipos de inovação.
O método selecionado para a presente pesquisa foi o de revisão sistemática da literatura. A busca sistemática iniciou-se com a identificação de termos de busca utilizando três campos de busca: (1) modelos de negócios; (2) no contexto de sustentabilidade e (3) das startups e empreendedorismo. Esta foi realizada na base de dados Web of Science, em sua coleção principal, com uma amostra inicial de 223 artigos no total, até o mês de junho de 2021.
Os resultados foram divididos em a estatística descritiva que incluiu a evolução anual das publicações, as dez publicações mais citadas e o número médio de citações por ano, bem como a região em que se concentra o maior número de estudos publicados. Além disso, as análises de redes foram elaborados a partir da co-ocorrência de palavras-chaves ao longo dos anos, utilizando o software VOSviewer e extraindo palavras que são tendência nas pesquisas como, por exemplo, (i) empreendedorismo sustentável; (ii) modelos de negócios circulares; (iii) pensamento em design; (iv) startup enxuta.
Este artigo contribui para uma análise de tendências dos modelos de negócios para sustentabilidade, trazendo uma visão geral sobre a produção acadêmica de artigos associados. Este estudo apresenta contribuições com relação a caracterização geral dos modelos de negócio para sustentabilidade no contexto das startups e do empreendedorismo, com a análise dos temas abordados pela respectiva literatura. A concentração de estudos aumenta entre os anos mais recentes, isto demonstra a relevância do tema no contexto atual.
ANTIKAINEN, M.; AMINOFF, A. Designing circular business model experimentation - Case study. The ISPIM Innovation Forum, n. March, p. 1–14, 2017. BOCKEN, N. M. P. et al. A literature and practice review to develop sustainable business model archetypes. Journal of Cleaner Production, v. 65, p. 42–56, 2014. GEISSDOERFER, M.; VLADIMIROVA, D.; EVANS, S. Sustainable business model innovation: A review. Journal of Cleaner Production, v. 198, p. 401–416, 2018a.