Resumo

Título do Artigo

O VÍNCULO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – ODS NOS PROJETOS DE EXTENSÃO DE UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Geise Loreto Laus Viega
Universidade Federal do Pampa - Campus Dom Pedrito / Sant'Ana do Livramento Responsável pela submissão
2 - Joélio Farias Maia
Universidade Federal do Pampa - Santana do Livramento
3 - Thiago Antônio Beuron
- Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

Diante do cenário atual e globalizado é preciso compreender que desenvolvimento não se trata apenas de crescimento econômico e inovação tecnológica. Entendendo que as universidades são Instituições de Ensino Superior que podem contribuir com o desenvolvimento das regiões as quais estão inseridas, principalmente através de suas ações e projetos e que a universidade forma uma ligação entre a sociedade e a instituição, compartilhando conhecimento e técnicas, estas devem estar atreladas ao contexto de desenvolvimento sustentável e ao direcionamento dos 17 ODS previstos na Agenda 2030.
Com vistas em estabelecer a relação entre a extensão universitária e o desenvolvimento sustentável, através de seus campi, questiona-se: Como a universidade pode contribuir para o cumprimento da Agenda 2030, através dos projetos de extensão desenvolvidos em seus campi? Nesse sentido, este estudo teve como objetivo evidenciar o vínculo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS nos projetos de extensão do Campus Dom Pedrito da Universidade Federal do Pampa.
A Agenda 2030 trata-se de um plano de ações para pessoas, para o planeta e para a prosperidade, que visa o fortalecimento da paz de maneira universal. Tal plano apresenta 17 objetivos, além de 169 metas para erradicação da pobreza e promoção de vida digna a todos, logicamente dentro dos limites sustentáveis do Planeta, visando ainda as gerações futuras (BRASIL, 2015). As universidades são grandes promotoras de desenvolvimento. Assim Rodrigues et al. (2013), discorrem que a extensão universitária possui papel importante no que diz respeito às contribuições que pode trazer frente à sociedade.
Com intuito de atingir o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo. Como coleta de dados foi utilizada a pesquisa documental e no ato da investigação fez-se uso de documentos e relatórios sobre projetos e ações de extensão cadastrados no Campus Dom Pedrito da Universidade Federal do Pampa. Na etapa final, como técnica de análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo.
Os principais resultados demonstraram a importância empregada aos projetos de extensão no Campus Dom Pedrito da UNIPAMPA, listando 32 projetos em atividade, bem como, foi possível fazer uma relação direta com alguns dos 17 ODS, destacando os projetos relacionados com educação de qualidade (ODS 4) e saúde e bem-estar (ODS 3).
Com este estudo, pode-se evidenciar o papel de uma universidade na região a qual está inserida, nas tarefas de promoção de desenvolvimento e geração de ações e projetos de extensão, tão importantes no atual contexto social e para gerações futuras.
BRASIL, Governo Federal. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, 2015. Disponível em: < http://www.itamaraty.gov.br/images/ed_desenvsust/Agenda2030-completo-site.pdf>. Acesso em: 07 de jan de 2021. RODRIGUES, A. L. L., et al. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT-SERGIPE, v. 1, n. 2, p. 141-148, 2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA – UNIPAMPA. Institucional, 2020. Disponível em . Acesso em: 30 de Dez. de 2020.