Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA DA PRODUÇÃO DE MÁSCARAS FACIAIS EM IMPRESSORAS 3D: AVALIAÇÃO COMPARATIVA DOS FILAMENTOS PLÁSTICOS
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Isadora Marcela de Campos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS JANDAIA DO SUL - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Responsável pela submissão
2 - Bruna Guedes Cessel
-
3 - Giancarlo Lovon-Canchumani
-
4 - André Luiz Gazoli de Oliveira
-
5 - Raimundo Alberto Tostes
-

Reumo

Durante a pandemia a Universidade Federal do Paraná desempenhou atividades que contribuíram significativamente com a sociedade, dentre elas, a fabricação de máscaras faciais que foram doadas para municípios com o objetivo de ajudar na proteção das pessoas. Contudo, para que as máscaras sejam produzidas e cheguem ao seu objetivo final, há consumo de energia, materiais e resíduos que podem gerar impactos ambientais a longo prazo (VEIT, 2018). Desta forma, a ACV vem para analisar esses impactos e ajudar a encontrar uma maneira de produzir com o menor impacto ambiental.
A produção de máscaras faciais se tornou imprescindível por conta da pandemia da corona vírus e a necessidade de proteção. Nesse sentido, o objetivo do estudo é avaliar os impactos ambientais gerados pelo filamento de plástico ABS usado na fabricação de máscaras de proteção facial utilizadas para o combate do COVID-19 feitas em impressora 3D. O Estudo teve como base a produção de máscaras faciais na UFPR campus Jandaia do Sul e realizou uma análise comparativa entre a utilização do filamento plástico virgem e reciclado durante o processo produtivo e os impactos por eles gerados.
Com a intenção de fundamentar teoricamente a pesquisa e de modo a atingir os objetivos propostos, a pesquisa apresenta os principais conceitos relacionados a sustentabilidade, manufatura aditiva e avaliação de ciclo de vida (ACV). A ACV permite avaliar e quantificar os impactos ambientais que estão relacionados a um determinado produto. Sendo conhecida ainda como “do berço ao túmulo”, por meio desta abordagem é possível analisar todas as fases do ciclo de vida desde a extração da matéria-prima, passando pela produção, distribuição, uso e disposição final, comtemplando também a reciclagem.
A metodologia utilizada é a ACV baseada nas normas ISO 14040 que determinam a estrutura, os requisitos e as diretrizes que devem constar no estudo para avaliar os impactos gerados por um produto ou processo produtivo. Para o tratamento dos dados foi utilizado o software SimaPro e o método ReCiPe. O estudo considerou um cenário base, onde foi utilizado filamento de plástico virgem durante a produção dos arcos das máscaras faciais, um cenário 2 de fabricação a partir do uso do filamento de um mix de plásticos reciclados e o um cenário 3 a produção a partir de filamento plástico PET reciclado.
No que se refere a análise é possível observar que o cenário 1, representa as máscaras produzidas pelo filamento de plástico virgem, tem mais impactos ambientais quando comparado aos cenários 2 e 3. Dentre as categorias mais representativas, observa-se: toxidade humana não cancerígena, eco toxicidade água doce e escassez de recurso fóssil. Essas categorias de impacto refletem a danos à saúde humana e danos do ecossistema, mas principalmente aos danos causados aos recursos naturais e isso se deve ao fato de que, quando não há reciclagem do plástico, este é lançado aos oceanos.
O estudo mostrou a modelagem do processo produtivo de máscara faciais a partir de impressoras 3D considerando todo o ciclo de vida do sistema de produção a partir de uma árvore de fluxos, onde foi possível observar todos os processos envolvidos até chegar ao produto. Destacando que, o uso de Energia Elétrica teve uma importante contribuição nos impactos ambientais em todo o ciclo de vida. Os resultados encontrados evidenciam que, a utilização de filamento reciclado durante a produção aditiva ajuda a diminuir os impactos ambientais, principalmente nas categorias de recursos naturais.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR ISO 14040: Gestão ambiental – Avaliação do ciclo de vida – Princípios e estrutura. Rio de Janeiro, 2009. VEIT, Douglas Rafael. IMPACTOS DA MANUFATURA ADITIVA NOS SISTEMAS PRODUTIVOS E SUAS REPERCUSSÕES NOS CRITÉRIOS COMPETITIVOS. 2018. 341 f. Tese (Doutorado) - Curso de Engenharia de Produção e Sistemas, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, São Leopoldo, 2018.