Resumo

Título do Artigo

SANEAMENTO BÁSICO E DESENVOLVIMENTO: UMA ANÁLISE NO MUNICÍPIO DE POÇOS DE CALDAS - MG
Abrir Arquivo

Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - Liliane Aparecida da Silva Marques
Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS - Varginha Responsável pela submissão
2 - Alessandro Ferreira Alves
-
3 - Rodrigo Franklin Frogeri
-
4 - Pedro dos Santos Portugal Júnior
Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS - Centro Universitário do Sul de Minas

Reumo

O saneamento básico mostra-se como um dos serviços mais importantes para a sociedade humana moderna, seja pelos aspectos de saúde, seja pelas necessidades fisiológicas e qualidade de vida. Compreender as relações entre estes serviços e o desenvolvimento de uma região auxilia diretamente na qualidade de vida das pessoas que participam da sociedade. Nesse sentido, este estudo buscou identificar a existência desta possível correlação no município de Poços de Caldas, Minas Gerais, através da análise de índices de desenvolvimento locais que possam constatar esta interdependência.
O estudo busca responder ao seguinte problema: existe relação entre o saneamento básico e o desenvolvimento da cidade de Poços de Caldas? Nesse sentido, o objetivo do estudo é identificar a possível influência dos índices sociais sobre os índices econômicos, e o reflexo disso no desenvolvimento local do município.
Os aspectos de desenvolvimento, discutidos por Myrdal, Ferreira e Salles (2020), Cardoso (2019), entre outros, consideram o conceito da Causação Circular Cumulativa, e abrem caminho para a associação do conceito com o saneamento básico, peça-chave para a estruturação do desenvolvimento de um país. Nesse contexto, Rodrigues (2020), Baracho et. al (2017) e Kuwajima et. al (2020), por exemplo, relatam o contexto dos serviços de saneamento no Brasil, permitindo correlacionar sua existência com o desenvolvimento de uma região.
O estudo tem abordagem quantitativa e se configura como um estudo de caso de Poços de Caldas. Busca-se analisar a relação do saneamento com o desenvolvimento humano e econômico. Adotou-se a abordagem epistemológica interpretativista e lógica dedutiva. Os dados da análise fundamentam-se em diversos índices e indicadores de saneamento e desenvolvimento socioeconômico, entre os quais o índice Firjan, PIB, IBP, IMRS-FJP, entre outros. Foi realizado um levantamento dos índices de saneamento, econômicos e sociais dos anos de 2014 a 2019, bem como a relação de proporcionalidade desses índices.
Os índices Firjan, de Emprego e Renda, assim como os dados de saneamento do município revelaram-se satisfatórios, assim como esforços orçamentários em habitação, saneamento e ambiente. Há uma busca gradual pela universalização do saneamento, acompanhada pela queda nas internações por doenças de veiculação hídrica ao longo do período. Quanto ao IBP, o município também figura em boa colocação nacional. Houve influência dos índices de saneamento sobre os índices sociais, assim como nos índices que promovem o desenvolvimento econômico, como Produto Interno Bruto e Rendimento Médio.
Juntamente a outras iniciativas, os índices revelaram associação entre a melhoria do saneamento e o desenvolvimento regional (município). Este fato confirma o pensamento de Myrdal sobre desenvolvimento e causação circular cumulativa, e o pensamento de Nurkse sobre o círculo virtuoso da pobreza, pois os aumentos nos índices de saneamento refletiram nos índices do PIB, renda, doenças e no Índice Brasileiro de Privação. Este cenário tem como consequência a redução da pobreza e o desenvolvimento socioeconômico da cidade de Poços de Caldas.
CARVALHO, A. V. Crescimento Econômico, Desenvolvimento Socieconômico e Dotação de Recursos Naturais Versus Armadilha da Pobreza: evidências para a Amazônia legal nas últimas duas décadas (1992 - 2014). 2018. 385 f. Tese (doutorado em Ciências Ambientais) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/ handle/123456789/56. Acesso em 21 fev. 2021. ETHOS - Instituto Ethos. Cidades sustentáveis. 2021. Disponível em: https://www.ethos.org.br/conteudo/projetos/mudanca-do-clima/empresas-e-cidades-sustentaveis/. Acesso em: 21 mar. 2021.