Resumo

Título do Artigo

CONTABILIDADE AMBIENTAL COM FOCO NA EVIDENCIAÇÃO
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - silmaria samara costa de oliveira
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Faculdade De Ciências Contábeis
2 - Rosângela Queiroz Souza Valdevino
-
3 - Brena Samara de Paula
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - campus central Responsável pela submissão
4 - Cássio Rodrigo da Costa Almeida
-
5 - Adriana Martins de Oliveira
-

Reumo

A contabilidade ambiental é necessária para as empresas que buscam um melhor resultado, econômico, social e legal perante a lei, uma vez que é um meio de divulgação de informações para uma melhor escolha nas decisões da entidade, tornando essencial um sistema de gestão ambiental (BOTH; FISCHER, 2017).
Como a contabilidade ambiental contribui enquanto ferramenta de evidenciação no desenvolvimento sustentável no setor de energia elétrica? Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa é identificar como a contabilidade ambiental contribui como ferramenta de evidenciação no desenvolvimento sustentável no setor de energia elétrica.
A gestão ambiental aparece dentro do espaço das empresas dando um resultado competente e satisfatório à questionamento como o meio ambiente em relação a sua proteção, ameaçada por amplos tempos de trabalhos e consumo acelerados, a n relevância para com esses assuntos, compromete a vida continua das entidades no meio empresarial (SANTANA et al., 2016). A sustentabilidade obriga que as entidades refaçam todas ou a maioria das suas atividades operacionais, estratégicas, objetivos, tecnológicas, design de produtos, processos de produção, modelos de negócios e outros.
A amostra é formada por 13 empresas do segmento de Energia Elétrica. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e documental. Para identificar as informações foi realizada uma análise de conteúdo, em que foi utilizado um checklist baseado nas Normas Brasileiras de Contabilidade- NBC T15 e analisadas os Balanços Patrimoniais, as Demonstrações do Resultado do Exercício, as Notas Explicativas, os Relatórios da Administração, os Balanços Sociais e os Relatórios de Sustentabilidade no período de 2016 a 2019.
Os resultados perceberam-se que embora as práticas de evidenciação de interação com o meio ambiente sejam bastantes positivas, por outro lado nem todas as informações estabelecidas pela NBC T15 foram evidenciadas ou pelo menos de maneira clara, mostrando a superficialidade dessas informações, fato este que pode estar ligado a falta de padronização e exigências mais rigorosas, portanto tendo na contabilidade um suporte para avaliar e mensurar essas práticas.
Por meio dos resultados encontrados percebeu-se que a sustentabilidade está cada vez mais presente nas estratégias das empresas, pois 100% das entidades da amostra estão sempre buscando meios de mitigação em seus processos de produção. Constatou-se que a contabilidade ambiental como ferramenta de evidenciar essas informações possui meios suficientes para registrar e mensurar tais ações, permitindo demonstrar a real situação sustentáveis das entidades, embora a falta de uma padronização e exigências mais rigorosas das demonstrações para com o meio ambiente torne esses fatos menos acessíveis par
AKTAS, R.; KAYALIDERE, K.; KARGIN, M. Corporate sustainability reporting and analysis of sustainability reports in Turkey. International Journal of Economics and Finance, v. 5, n. 3, p. 113-125, 2013. BOTH, F.; FISCHER, A. Gestão e contabilidade ambiental. Unoesc & Ciência - ACSA, v. 8, n. 1, p. 49-58, 5 jun. 2017. CARNEIRO, J. E.; DE LUCA, M. M. M.; OLIVEIRA, M. C. Análise das Informações Ambientais Evidenciadas nas Demonstrações Financeiras das Empresas Petroquímicas Brasileiras listadas na Bovespa. Contabilidade Vista & Revista, v. 19, n. 3, p. 39-67, 14 maio. 2008. FREITAS, D. P. DA S.;