Resumo

Título do Artigo

O Impacto da Covid-19 na Agenda 2030: Educação de Qualidade e Igualdade de Gênero
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Dra. Michele Lins Aracaty e Silva
Universidade Federal do Amazonas - Departamento de Economia e Análise Responsável pela submissão

Reumo

Muito se avançou nas discussões e nos acordos internacionais ao longo dos anos, mas ainda temos muitos desafios em busca de oportunidades igual para todos e de um crescimento sustentável. Tais avanços foram impactados direta e indiretamente pela emergência sanitária causada pela chegada do novo coronavírus colocando em evidência inúmeros desafios para a sociedade, gestores e meio ambiente comprometendo ainda mais os resultados almejados pela agende 2030 bem como sobre os objetivos a serem alcançados pelos ODS 4 e ODS 5, educação de qualidade e igualdade de gênero, nosso objeto de estudo.
A emergência sanitária ocasionada pela pandemia de Covid-19 provocou a paralisação parcial ou total na atividade econômica ao nível mundial e impactou também as ações de construção da agenda 2030. Para tanto, temos como objetivo analisar os impactos da Covid-19 sobre os ODS’s 4 e 5, educação de qualidade e igualdade de gênero.
A Agenda 2030 A Agenda 2030 foi lançada em 2015, em Nova York, com a participação de 193 países membros. Trata-se de um documento composto por um conjunto de objetivos e metas universais que deverão ser concretizadas até o ano de 2030, com o objetivo de erradicar a pobreza, combater a desigualdade e extinguir a fome. A Agenda 2030, é constituída por 17 objetivos (analisaremos o ODS 4 e ODS 5) que convergem entre si e integram temas como: consumo sustentável, mudança climática, desigualdade econômica, inovação, diversidade, paz e justiça. Desdobrando-se em 169 metas e 5 dimensões
Quanto ao tipo de pesquisa, trata de uma pesquisa bibliográfica e documental, uma vez que sua análise parte de materiais já publicados e disponíveis através de livros, artigos, teses, documentos dentre outros considerados fontes relevantes e determinantes para a construção da fundamentação teórica de todo este estudo.
Acerca do ODS 4, já havia muita dificuldade em se alcançar os objetivos trilhados em 2030 em função do déficit no cenário educacional. A pandemia expôs que 20 milhoes não têm acesso a internet e que aproximadamente 27% dos estudantes não tem computador ou tablet. Apesar dos avanços no ODS 5, a epidemia de coronavírus causou outros problemas: expôs um aumento de 30% na incidência de violência doméstica em função do confinamento, bem como maior demanda feminina em trabalho não remunerado.
A dificuldade no acesso ao ensino remoto e a necessidade de ampliação de renda nas famílias que perderam empregos com a crise atual contribuíram para a evasão escolar de milhares de jovens. Também temos observado um elevado número de mulheres que perderam a vida em conflitos com maridos, namorados ou foram violentadas física, emocionalmente ou sexualmente. Infelizmente a pandemia ainda não acabou e não temos resposta para inúmeras perguntas bem como não sabemos em que momento poderemos alcançar os resultados das metas estabelecidas pela Agenda 2030.
ONU. Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano Estocolmo, 1972. Disponível em: https://www. legal.un.org. Acesso em: 30 jan 2021. PEREIRA, Francine. O impacto da Covid-19 na Agenda 2030 e o futuro pós-pandemia. 2020. Disponível em: ttps://www.aeconomiab.com/impacto-pandemia-covid-19-agenda-2030. Acesso em: 20 jul 2021. PEREIRA, Francine. Evolução dos ODS: Educação de qualidade e Igualdade de gênero. 2020. Disponível em:htps://www.aeconomiab.com/educacao-de-qualidade-e-igualdade-de-genero-ods/Acesso em: 10 jul 2021.