Resumo

Título do Artigo

COOPERAÇÃO FEMININA NA CADEIA PRODUTIVA DO CAFÉ: UM ESTUDO SOBRE O CONCURSO CONCAFÉ NO MUNICÍPIO DE CACOAL/RO
Abrir Arquivo

Tema

Estudos da Amazônia

Autores

Nome
1 - ANDREIA DUARTE ALEIXO
- CAMPUS DE CACOAL Responsável pela submissão
2 - Kênia Luzia Vieira
-
3 - Nilza Duarte Aleixo de Oliveira
- Cacoal
4 - SUZENIR AGUIAR DA SILVA
- Campus Cacoal
5 - Ozana Rodrigues Boritza
- UNIR

Reumo

O Brasil é um país constituído principalmente por pequenos municípios, com economia que se fundamenta de maneira pujante no campo do agronegócio, com significativo crescimento nos números no que concerne à agricultura familiar. Porém, o progresso local do agronegócio, baseia-se em sistemas que cooperam e interagem, tendo em vista criar sistemas locais com inovação e com eficiência coletiva, ampliando o fluxo econômico dos municípios de pequeno porte, instigando no crescimento regional (FUZINATTO et al, 2019).
Desse modo, o objetivo geral consistiu em analisar o papel da mulher inserida em diversos setores da cadeia produtiva do café no município de Cacoal/RO, visando à importância da cooperação, satisfação com a atividade que exerce, a relação trabalho/família, bem como suas perspectivas. Diante disso, esse estudo buscou responder a seguinte questão: Quais são os reflexos e consequências da cooperação feminina na cadeia produtiva do café no município de Cacoal/RO?
Butto e Hora (2009), muitos são os desafios e barreiras que precisam ser vencidos, sendo um deles, as mulheres rurais. Não podendo negar a importância da dimensão econômica, que trouxe autonomia, contribuindo para o empoderamento das mulheres rurais, que tem assegurado a elas galgarem as políticas públicas e tornar elas mesmas as protagonistas no processo de comercialização dos seus produtos, da administração da receita oriunda do seu trabalho e da qualificação que aumenta cada vez mais, contribuindo para que vençam as diversas barreiras da violência (social, econômica, física e psicológica).
Essa seção trata da estrutura metodológica que foi empregada para atingir os objetivos estabelecidos. Assim, a metodologia empregada envolveu de forma simultânea a abordagem qualitativa, que trata do estudo de campo e como técnica de pesquisa, foi utilizada a entrevista. No que se refere a obtenção de dados sobre a quantidade de mulheres e homens inscritos do município de Cacoal - RO no Concurso Concafé, foi realizado um levantamento junto a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (EMATER-RO), do município de Cacoal/RO, nos anos de 2019 e 2020.
Indagados, se acreditam que existe diferença no tratamento entre homens e mulheres, quando se trata da participação no concurso Concafé. Os entrevistados A e B, informaram que não. Já o entrevistado C, explicou que depende. Pois que ainda existem homens que não acreditam muito na força feminina, mais que algumas levam a sério a participação, concorrendo ao concurso com suas próprias lavouras de café. Também foram questionados se acreditam que existe diferença no tratamento entre homens e mulheres na hora de comercializar o café.
Por fim, os resultados apresentaram que o estado de Rondônia vem crescendo a produção e produtividade de café. Que as mulheres que residem no estado, envolvidas no cultivo, tal como as participantes no concurso Concafé, são exemplos para que outras mulheres de forma gradual, passem a cultivar o produto e participar de concursos nessa área. Logo, elas elevam sua autoestima e autonomia com trabalho que as satisfaz. A EMATER-RO e o Governo do Estado de Rondônia, têm sido parceiros para que elas tenham oportunidades e diminuam a desigualdade de gênero no setor cafeeiro.
ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café). História do café. Disponível em: http://abic.com.br/cafe-com/historia/. Acesso em: 21 nov. 2019. ANTONIALLI, Luiz Marcelo. Modelo de gestão e estratégias: o caso de duas cooperativas mistas de leite e café de Minas Gerais. 2000. Tese (Doutorado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000. RIOS, Gilvando Sá Leitão. O que é cooperativismo. Primeiros Passos. 1ª edição e-Book, Brasiliense, 2017.