Resumo

Título do Artigo

EVOLUÇÃO DOS INDICADORES ECONÔMICOS, AMBIENTAIS E SOCIAIS DA EMPRESA NATURA, ENTRE OS ANOS DE 2012 A 2020
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Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Tiago Mattos dos Anjos
Universidade Federal de Santa Catarina - Centro Sócio Econômico - CSE Responsável pela submissão
2 - Sérgio Murilo Petri
- Programa de Pós-Graduação em Contabilidade PPGC/CCN/CSE/UFSC

Reumo

Diante da escassez de recursos e mudanças climáticas, o tema sustentabilidade está cada vez mais frequente na cadeia de valor das empresas. Isso ocorre devido à necessidade dos usuários das informações contábeis em tomar conhecimento sobre as ações e os projetos sustentáveis desenvolvidos pelas companhias, em prol da sociedade e do meio ambiente (BOMFIM; TEIXEIRA; MONTE, 2015).A adoção de medidas de sustentabilidade impacta diretamente no fortalecimento da marca (branding) da empresa, por exemplo, a Natura foi considerada em 2021 “a marca mais forte” no setor de cosméticos.
A presente pesquisa se propõe a responder a seguinte questão: “Como se comportaram os indicadores econômicos, ambientais e sociais da empresa Natura, entre os anos de 2012 e 2020?”. Assim, busca-se neste trabalho analisar e descrever o comportamento dos indicadores econômicos, ambientais e sociais da empresa Natura, exposto nos relatórios anuais, entre os anos de 2012 e 2020.
A responsabilidade social corporativa é considerada uma forma de visão dos negócios e inovação na gestão empresarial, pois conduz o relacionamento com os diversos públicos, incluindo a comunidade em que a organização está inserida, “trazendo humanização a ambos os lados da economia, o da produção e o do consumo” (BARBOSA et al. 2020).
Com vistas a alcançar os objetivos propostos da presente pesquisa e diante do problema formulado, este trabalho utiliza uma abordagem metodológica. Quanto aos objetivos, esta pesquisa classifica-se como descritiva.Em relação aos procedimentos, esta pesquisa é classifica-se como documental, pois “baseia-se em materiais que ainda não receberam um tratamento analítico ou que podem ser reelaborados de acordo com os objetivos da pesquisa” (BEUREN et al., 2014, p. 89).Quanto à abordagem, esta pesquisa é classificada como qualitativa e quantitativa, ou seja, é mista.
Foi possível observar que a Receita Líquida Consolidada da Natura apresentou o menor valor em 2012 (R$ 6,3 bilhões) e o maior valor em 2020 (R$ 18,3 bilhões), representando uma variação de 189%.Os materiais reciclados pós-consumo em embalagem de produto acabado teve uma variação de 525% entre os anos de 2012 e 2020, sendo o indicador ambientais com o maior crescimento na série histórica.Foi possível notar que ao longo de toda série houve um crescimento de 97% de famílias impactadas nas comunidades fornecedoras na Pan-Amazônia.
De maneira geral, nota-se que a Natura possui uma atenção plena e compromisso com as três dimensões propostas pelo GRI e que esse comprometimento contribuir diretamente para alguns reconhecimentos, como a “marca mais forte” de empresas de cosméticos.
BOMFIM, Emanoel Truta do; TEIXEIRA, Wellington dos Santos; MONTE, Paulo Aguiar do. Relação entre o disclosure da sustentabilidade com a governança corporativa: um estudo nas empresas listadas no Ibrx-100. Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 10, n. 1, 2015. BEUREN, I. M. et al. (Org.). Como elaborar trabalhos monográficos em Contabilidade: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010. BARBOSA, Eldilene da Silva et al. Responsabilidade social empresarial: uma ferramenta na construção da imagem das empresas. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 5, p. 31905-31922, 2020.