Resumo

Título do Artigo

Inovação suportadas pela indústria 4.0 na gestão do varejo: uma análise em foodtechs brasileiras
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Carlos Eduardo de Morais
Universidade do Sul de Santa Catarina - Florianópolis Responsável pela submissão
2 - Simone Sehnem
- Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
3 - Jacir Leonir Casagrande
- Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
4 - NEI ANTONIO NUNES
- UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

Reumo

As inovações tecnológicas aumentam a atratividade e proporcionam uma maior originalidade para o mercado por meio da sua evolução ao longo do tempo. Com a adesão às práticas preconizadas pela indústria 4.0, essas inovações permitem cada vez mais customizar produtos e gerar valor agregado aos consumidores finais na gestão de varejo.
Problema de Pesquisa: Quais são as inovações suportadas pela indústria 4.0 que emergem na gestão do varejo das foodtechs brasileiras? | Objetivo: Analisar as inovações suportadas pela indústria 4.0 que emergem na gestão do varejo das foodtechs brasileiras.
Inovação: Essa seção apresenta alguns conceitos, exemplos de inovação e desmistifica como se demonstra as inovações incrementais, radicais e disruptivas. | Indústria 4.0: A Indústria 4.0 vem no sentido de cooperar para o crescimento das tecnologias, visando fornecer uma proposta de valor maior e adequada para a tomada de decisão (Lee et al., 2018; Rajput e Singh, 2018). | Foodtechs: Segundo a Swiss Financiers (2018), foodtechs podem ser conceituadas como a conexão entre alimentos e tecnologia.
Utilizando uma abordagem qualitativa para fins de análise de dados secundários, com posterior codificação de dados, em uma primeira etapa foram mapeados nas bases de dados bibliográficas Scopus e Web of Science, 24 artigos científicos a partir de uma revisão sistemática de literatura (RSL). Já a segunda etapa compreendeu uma validação empírica, que após definição de uma análise categorial, foram analisadas 26 foodtechs brasileiras, que pertencem ao grupo gestão de varejo.
(i) os modelos de negócios das foodtechs, estão cada vez mais alinhados com as necessidades do varejo; (ii) a adoção das inovações tecnológicas oriundas da indústria 4.0, são frequentes na maioria das foodtechs pesquisadas; e (iii) soluções digitais/online, automação, dispositivos móveis, software como serviço e digitalização, são as inovações relevantes para conexão entre a gestão de varejo das foodtechs brasileiras e a indústria 4.0.
O estudo oportuniza uma visão e amadurecimento de pesquisa sobre as inovações tecnológicas da indústria 4.0 na gestão do varejo, em prol de melhores resultados.
Feder, C. (2018). The effects of disruptive innovations on productivity. Technological Forecasting and Social Change, 126(C), 186–193 Food Safety Brazil, (2019), “Food Tech – Os alimentos do futuro”, disponível em: https:\\foodsafetybrazil.org/food-tech-alimentos-do-futuro-parte-1/ (acessado em 19 de julho de 2021). Hopali, E. & Vayvay, Ö. (2018), Industry 4.0 as the last industrial revolution and its opportunities for developing countries. In book: Analyzing the Impacts of Industry 4.0 in Modern Business Environments, 65–80.