Resumo

Título do Artigo

IMPACTO DO CONSUMO DE ÁGUA POTÁVEL NO CRESCIMENTO ECONÔMICO: UMA ANÁLISE DOS ESTADOS BRASILEIROS
Abrir Arquivo

Tema

Políticas Públicas para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Vasconcelos Reis Wakim
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Departamento de Ciências Contábeis Responsável pela submissão
2 - Elizete Aparecida de Magalhães
-
3 - Thiago Barbosa Neuman
-

Reumo

Os recursos hídricos, pois estes são essenciais para a sobrevivência do ser humano, promovendo o desenvolvimento social e econômico de um país, além de proporcionar qualidade de vida para a sociedade. No entanto, a disponibilidade hídrica no mundo, principalmente a destinada para o consumo humano, é infinitamente menor do que a quantidade de água salgada. Assim, quanto maior for o avanço tecnológico e, principalmente, o crescimento econômico dos países, maior poderá ser a degradação ambiental. Assim, a exploração e a contaminação/degradação deste recurso natural pode comprometer a vida.
Este trabalho teve como objetivo, identificar como o consumo de água potável, juntamente com variáveis econômicas, sociais e regionais impactam no crescimento econômico dos estados brasileiros no período de 1994 a 2018.
Basicamente adotou-se como fundamentação teórica o modelo de Dose-Resposta ou Produtividade Marginal e alguns estudos que utilizaram esta metodologia.
A metodologia utilizada neste estudo foi a de Dados em Painel Dinâmico desenvolvido por Arellano e Bonde (1991). O período de estudo foi de 1994 a 2018. O Y do modelo foi o PIB dos estados brasileiros e o vetor de variáveis explicativas foi composto pelas seguintes variáveis em logaritmo: Consumo Humano de Água Potável; Consumo de Água Potável na Indústria; Consumo de Água Potável na Agricultura; Rebanho Bovino; Produção Total das Culturas Temporárias e Permanentes e População.
Identificou-se que as variáveis de consumo de água potável na agricultura e na indústria foram significativas a 1% e os betas foram positivos. Já o consumo humano foi significativo a 1% e o beta foi negativo. As demais variáveis do modelo Produção Total Agricultura (Soma de culturas permanentes mais temporárias) e o tamanho do rebanho bovino foram significativos a 1% de significância. Estas variáveis indicam que o PIB está sendo influenciado por estas variáveis.
Considerando o objetivo central desta pesquisa que foi o de identifica como as variáveis de consumo de água potável, seja para o consumo humano, agricultura e/ou indústria afetava o crescimento econômico dos estados brasileiros, constatou-se que estas são altamente importantes para o aumento do PIB como exceção para o consumo humano, pois este reduz a disponibilidade hídrica, sem que, diretamente promova o crescimento econômico. Desta forma, pode-se afirmar que o consumo de água tem grande potencial para contribuir com o crescimento econômico.
ARELLANO, M., BOND S. Some tests of specification for panel data: Monte Carlo evidence and an application to employment equations. Review of Economic Studies. 58: 277-297, 1991. MINHO, A.P.; GASPAR, E.B.; DOMINGUES, R. Guia Prático para determinação da curva dose-resposta e concentração letal em bioensaios com extratos vegetais. Comunicado Técnico 93. EMBRAPA, 2016. PEARCE, D. Economic valuation, and the natural world. World Development Report. 1992.