Resumo

Título do Artigo

GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA RENOVÁVEL: MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Marcelo Cizewski Borb
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - CTC/Florianópolis
2 - Ivanete Schneider Hahn
Universidade Federal de Santa Maria - Programa de Pós-Graduação em Administração Responsável pela submissão

Reumo

A demanda de energia cresceu rapidamente desde a Revolução Industrial. Os combustíveis fósseis já não têm capacidade de suprimento desta demanda, porque eles estão se esgotando e são prejudiciais ao meio ambiente (AHMED; AMIN; EL BANNA FATH, 2019). As preocupações com os impactos ambientais causados pela geração de energia elétrica através de combustíveis fósseis e da energia nuclear tem fortalecido os investimentos em fontes limpas de energia.
Este artigo visa demonstrar por meio do mapeamento da produção científica um panorama global das pesquisas sobre o tema geração de energia elétrica por fontes renováveis, de modo a prover uma análise geral sobre o tema, destacando tendências nos diversos tipos de geração de energia renovável, como a energia solar, energia eólica, bioenergia e outras. Além disso, buscou-se analisar a relevância de cada categoria de geração e os países líderes em publicações, principais revistas e autores com publicações sobre o tema.
Eletricidade é uma forma de energia que representa o fluxo ordenado de elétrons, ou seja, fluxo de energia elétrica. Essencial para acionar uma gama cada vez maior de equipamentos e eletrodomésticos. A energia elétrica, como forma de energia secundária, pode ser gerada através de outras fontes de energia como carvão, gás natural, petróleo, energia nuclear e outros tipos de fontes denominadas fontes de energia primárias. As fontes de energia podem ser classificadas em três categorias: combustíveis fósseis, fontes renováveis e fontes nucleares (BERKTAY et al., 2004).
A revisão sistemática de literatura foi conduzida na base Web of Science, no dia 31 de julho de 2021. Foram encontrados 9.987 artigos, sendo a produção científica iniciada em 1990.
A partir da análise dos dados, verificou-se que: (1) há uma crescente produção científica sobre geração de energia renovável, com predomínio de pesquisas nas modalidades de geração solar, eólica e bioenergia; (2) verifica-se haver uma concentração das publicações em poucas revistas, autores e países; (3) pela tendência de crescimento de publicações é de se esperar ainda uma década de grandes investimentos e crescimento publicações nas diversas modalidades de geração de energia elétrica renovável, sendo um tema de extrema relevância em diversas frentes da ciência global.
Existe um campo teórico a ser explorado sobre o tema. É um tema que ainda carece de estudos, especialmente relacionado a gestão empresarial.
AHMED, M. H.; AMIN, A. M. A.; EL BANNA FATH, H. Modeling of solar power plant for electricity generation and water desalination. Journal of Solar Energy Engineering, Transactions of the ASME, v. 141, n. 1, 2019. BERKTAY, A. et al. Electrical energy prices and losses respect to Turkish social-economic situations. Energy Exploration and Exploitation, v. 22, n. 3, p. 195–206, 2004.