Resumo

Título do Artigo

A SUSTENTABILIDADE E SUA APLICAÇÃO NAS COMPRAS PÚBLICAS PELO OLHAR DOS GESTORES DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO
Abrir Arquivo

Tema

Políticas Públicas para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Marfisa Carla de Abreu Maciel Castro
- Programa de Pós Graduação em Administração de Empresas Responsável pela submissão
2 - Keysa Manuela Cunha de Mascena
- Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)

Reumo

Nas organizações, a sustentabilidade está atrelada às condutas socialmente relevantes e que vem sendo notadas pela sociedade, a ponto de definir cenários de sucesso ou fracasso empresarial (COSTA; CARVALHO, 2005). Na seara da administração pública, as compras públicas merecem destaque enquanto ferramenta destinada ao fomento das políticas públicas. Roman (2017) considera que a importância do papel desempenhado pelos altos líderes gerenciais no tocante à institucionalização das práticas sustentáveis, a exemplo das compras sustentáveis ainda é pouco explorado no campo científico.
O presente estudo apresenta a seguinte a questão de pesquisa: quais as percepções dos gestores acerca da sustentabilidade e em qual etapa do processo de compras as práticas sustentáveis podem ser aplicadas? Para responder à questão de pesquisa, o objetivo deste artigo constou em investigar como os gestores compreendem a sustentabilidade e a sua aplicação nas compras públicas sustentáveis
A sustentabilidade é resultado da relação socioeconômica e ambiental, sendo possível a análise da mesma sob diferentes prismas (SARTORI; LATRONICO; CAMPOS, 2014). As compras de insumos e as contratações de serviços realizadas pela administração pública são conduzidas por meio dos processos licitatórios que tem por objetivo trazer procedimentos isonômicos às empresas participantes e condicionar o agente público a optar pela proposta mais vantajosa (ROSSET; FINGER, 2016). Todavia, mesmo que a compra sustentável tenha certo grau de interesse no campo, ainda precisa ser prática (ROMAN, 2017).
O presente artigo tem sua metodologia pautada na abordagem exploratória com caráter descritivo e tratamento qualitativo dos dados mediante o uso da estratégia de estudo de caso. A escolha do IFCE se deu pelo fato de que a instituição está presente em trinta e quatro municípios cearenses, além de ser uma entidade pública com movimentação expressiva em seus processos de compras. Realizou-se entrevistas semiestruturadas com dezenove gerentes da área administrativa, o que compreendeu uma amostra relativa a 55,88% dos gestores da instituição. Os dados foram tratados via análise de conteúdo.
As manifestações à pergunta trouxeram à tona que o conceito da sustentabilidade ainda não está bem consolidado na mente dos atores que atuam na estratégia das contratações da instituição pesquisada. Primeiro, porque constatam-se que alguns entrevistados não conseguiram exprimir suas visões sobre o tema por se tratar de um conceito com larga amplitude. Segundo, porque ainda é forte a ligação da sustentabilidade apenas à preservação do ecossistema ambiental.
A pesquisa contribuiu ao evidenciar as percepções que os gestores possuem acerca da sustentabilidade enquanto conceito, de modo a demonstrar que o tema ainda se reveste de uma definição ainda pouco objetiva. No que tange ao lado gerencial, a pesquisa indicou que a subjetividade que permeia o campo pode agir um limitador nas ações que permeiam a compra pública. A contribuição gerencial ainda pode ser verificada no apontamento do planejamento como a fase mais importante à inserção de práticas sustentáveis, devendo ser, portanto, evidenciadas no conteúdo dos documentos de planejamento produzidos.
ROMAN, A. V. Institutionalizing sustainability: A structural equation model of sustainable procurement in US public agencies. Journal of Cleaner Production, v. 143, p. 1048-1059, 2017. ROSSET, A. C. S.; FINGER, A. B. Compras Públicas Sustentáveis: Uma Revisão Sistemática da Pesquisa Brasileira. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE, v. 7, n. 3, p. 105-120, 2016. SARTORI, Simone; LATRONICO, Fernanda; CAMPOS, Lucila. Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: uma taxonomia no campo da literatura. Ambiente & sociedade, v. 17, n. 1, p. 01-22, 2014.