Resumo

Título do Artigo

BARREIRAS NA INSERÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DAS COMPRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO
Abrir Arquivo

Tema

Políticas Públicas para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Marfisa Carla de Abreu Maciel Castro
- Programa de Pós Graduação em Administração de Empresas Responsável pela submissão
2 - Keysa Manuela Cunha de Mascena
- Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)

Reumo

Na gestão pública, as compras públicas são ações expressivas à consolidação da sustentabilidade. Assim, este artigo propôs verificar quais as possíveis barreiras na inserção e consolidação da sustentabilidade nas compras públicas. Para tanto, realizou-se entrevistas semiestruturadas com gerentes administrativos de uma instituição federal de ensino no nordeste e os dados foram analisados mediante análise de conteúdo. A pesquisa evidenciou barreiras que impedem à inserção da sustentabilidade nas compras públicas e que constam obstáculos que não foram mencionados nos estudos sobre o tema.
O presente estudo traz a seguinte problemática: quais são as barreiras percebidas por gerentes públicos à inserção e consolidação das compras públicas sustentáveis? Para resposta à questão de pesquisa, o objetivo deste artigo constou em verificar quais as possíveis barreiras apontadas pelos gestores na inserção e consolidação da sustentabilidade nos processos das compras públicas.
O governo tem o condão de liderar ações que visem o estímulo ao gerenciamento sustentável, por meio de demandas de produtos e serviços com perfil sustentável. (WALKER; BRAMMER, 2012). Todavia, constam razões que complexificam o empenho de uma organização para adotar práticas sustentáveis por seus stakeholders. As pesquisas mostram barreiras relevantes para a adoção, implementação e de desenvolvimento das condutas sustentáveis nos países, setores e organizações (ISLAM, M. et al., 2017).
O presente artigo tem sua metodologia pautada na abordagem exploratória com caráter descritivo e tratamento qualitativo dos dados mediante o uso da estratégia de estudo de caso. Realizou-se entrevistas semiestruturadas com dezenove gestores da área administrativa, o que compreendeu uma amostra relativa a 55,88% dos gestores da instituição. Os dados foram investigados e validados conforme os pressupostos de Bardin (1977) para a análise de conteúdo.
Alguns entraves às compras públicas sustentáveis demonstrados pelos gestores não foram encontrados em menções anteriores do campo de estudos. Foram eles: a) Excesso de normas sobre compras públicas; b) Órgãos públicos localizados em cidades do interior; c) Sociedade sem visão sustentável; d) Ausência de catálogos de bens e serviços sustentáveis e; e) Carga tributária.
O estudo não esgotou a vertente das barreiras às compras públicas sustentáveis, de modo que a seguinte indagação ocorreu no decorrer da investigação: os fenômenos verificados neste estudo são típicos de uma instituição situada no nordeste brasileiro ou similares a outras regiões do país? Assim, propõe-se como agenda de pesquisa futura, a ampliação da trilha de pesquisa apresentada neste trabalho em instituições situadas em outras regiões do país, bem como a aplicação da análise qualitativa, desta vez, ouvindo os stakeholders internos e externos.
ARAGÃO, Claudia Gomes; JABBOUR, Charbel Jose Chiappetta. Green training for sustainable procurement? Insights from the Brazilian public sector. Industrial and Commercial Training, 2017. ISLAM, Md Mazharul et al. Aspects of sustainable procurement practices by public and private organisations in Saudi Arabia: an empirical study. International Journal of Sustainable Development & World Ecology, v. 24, n. 4, p. 289-303, 2017. WALKER, H.; BRAMMER, S. The relationship between sustainable procurement and e-procurement in the public sector. Int. J. Prod. Econ., v. 140, n. 1, p. 256-268, 2012.