Resumo

Título do Artigo

GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM BERTIOGA: ESTUDO DE CASO DE UM PROJETO PILOTO DE TRATAMENTO
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - BRUNA ALVES MACHADO
-
2 - Anderson Bezerra da Silva
Universidade Nove de Julho - VERGUEIRO
3 - Rogério Santino Barboza
Universidade Nove de Julho - Vergueiro
4 - JOÃO ALEXANDRE PASCHOALIN FILHO
- Responsável pela submissão

Reumo

A questão dos resíduos sólidos urbanos (RSU) e os problemas relacionados a sua gestão, são uma preocupação da sociedade. Diversos municípios não possuem quaisquer programas implantados de aproveitamento de resíduos sólidos, mesmo após a publicação da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos; Lei No12.305) em 2010 (Paschoalin Filho et al., 2014). Dentro deste contexto, na cidade de Bertioga/SP uma planta-piloto de gerenciamento de resíduos sólidos foi apresentada, mostrando uma grande oportunidade para tratamento de resíduos sólidos.
A presente pesquisa tem como finalidade executar uma avaliação dos benefícios da planta piloto de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos implantada no município de Bertioga/SP, analisando o funcionamento e propondo melhorias ao projeto, para que esse sistema seja expandido para toda Baixada Santista.
O descarte inadequado de resíduos sólidos polui todos os componentes vitais do ambiente vivo (ou seja, ar, terra e água) nos níveis local e global. Segundo Lima (2014) para que não ocorra destinação inadequada dos resíduos sólidos, é necessário conhecer suas características, dessa forma ele será inserido em um determinado grupo e ser classificado corretamente. A Lei nº 12.305 trouxe mudanças em alguns pontos importantes na gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos no país. (Brasil, 2010).
A partir da estratégia de pesquisa de estudo de caso, esta pesquisa apresenta-se de abordagem qualitativa com finalidade de apresentar as evidências e fatos de um projeto em funcionamento no município de Bertioga (SP). O Município de Bertioga (SP), foi escolhido como piloto e por serem identificadas ações na gestão de resíduos no município que vêm ao encontro dos objetivos do projeto (coleta seletiva, instalação da central de triagem, equipe técnica disponível). O projeto é composto por 4 módulos (segregação, triagem mecanizada, biodigestão anaeróbica e módulo térmico).
Observou-se que no mês de inauguração do projeto houve um aumento significativo de recicláveis 81,34 (t/mês) e rejeito 5,23 (t/mês). Contudo esse aumento permaneceu somente até o mês de agosto com 92,17 (t/mês) de recicláveis e 6,32 (t/mês) de rejeito. No ano de 2019, nos meses de outubro e novembro a quantidade de recicláveis tiveram valores bem expressantes, e os rejeitos tiveram uma grande queda em relação a esses dois meses. Conforme os dados coletados no mês de dezembro a quantidade de recicláveis sofreu uma queda inesperada comparado a outubro e novembro.
Foi possível avaliar a planta piloto, apresentando seus benefícios gerados para todas as partes envolvidas. De modo geral, a intenção desse estudo é mostrar que a inovação tecnológica implantada no Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos implantada no município de Bertioga (SP), promove consequentemente benefícios econômicos, sociais e ambientais. Tratando se da planta piloto, as boas práticas por parte da população, o sistema operacional com bom funcionamento e a inovação tecnológica utilizada, minimizam os impactos causados ao meio ambiente, oferecendo um destino adequado aos RSU.
Brasil. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Brasília, DF, 2010. Recuperado em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2010/lei/l12305.htm. (Acesso em abril de 2019). Lima, J. D., Jucá, J. F. T., Reichert, G. A., & Firmo, A. L. B. (2014). Uso de modelos de apoio à decisão para análise de alternativas tecnológicas de tratamento de resíduos sólidos urbanos na Região Sul do Brasil. Engenharia Sanitária Ambiental, Rio Grande do Sul, 19(1), 33-42. Paschoalin Filho, J. A., Silveira, F. F., da Luz, E. G., & de Oliveira, R. B. (2014). Compara