Resumo

Título do Artigo

RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL NO SETOR DO TABACO: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DE SUSTENTABILIDADE E DA IMAGEM SETORIAL
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Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Heron Sergio Moreira Begnis
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) - Departamento de Gestão de Negócios e Cominicação
2 - Pietro Cunha Dolci
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Escola de Administração
3 - Flávio Régio Brambilla
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) - Programa de Pós-Graduação em Administração: Mestrado Profissional em Administração Responsável pela submissão

Reumo

O presente artigo aborda a questão da Responsabilidade Empresarial no Setor do Tabaco, tendo como pontos de partida a Sustentabilidade, nos seus pilares econômico, ambiental e social. A Imagem Setorial também foi analisada, considerando que poucos estudos fizeram este trabalho no referido setor.
Como objetivo, o estudo se propôs a identificar a relação entre os pilares da sustentabilidade no setor do tabaco, tendo ainda a percepção de imagem do setor como tópico de interesse. Como questão de pesquisa foi estipulada a necessidade de saber: Qual a perspectiva das pessoas em relação aos fatores de sustentabilidade do setor do tabaco e da imagem setorial?
Este trabalho se baseia na noção dos três pilares, ou tripé da sustentabilidade. Trata-se justamente das dimensões econômica, social e ambiental, tendo como setor de interesse a indústria do tabaco. Além destes fatores, foi adicionada ao estudo a noção da imagem setorial, um tópico importante, mas pouco explorado no segmento econômico foco deste estudo.
O estudo foi desenvolvido mediante Survey, aplicada no formato bola de neve. A amostra do estudo contou com respondentes de todo o Brasil, com maior proporção de respondentes situados nos Estados do Sul (RS, SC e PR). Mediante estatísticas descritivas foram obtidos os resultados, quais foram apresentados ao setor e verificados quanto a sua validade nomológica.
A análise dos resultados indica que existe um grande percentual de pessoas que não conhece as atividades setoriais do tabaco, bem como associa ao produto final, o cigarro. Apesar da sustentabilidade econômica despontar como o pilar mais robusto, os resultados surpreendem ao evidenciar que o pilar ambiental é o menos compreendido. Estas evidências indicam que a comunicação das ações ambientais do setor podem não estar atingindo seus propósitos de divulgação em locais distantes da área de cobertura da produção como atividade econômica.
Apesar das restrições ao setor do tabaco, considerado uma atividade controversa, uma parcela significativa dos respondentes não se posicionou quanto aos aspectos de ação econômica, meio ambiente, ação social e imagem setorial. O estudo reflete o desconhecimento das pessoas diante do setor, bem como das ações por ele desenvolvidas. Apesar da temática sensível da atividade do tabaco, o setor é responsável pela manutenção de economia e renda da população nas áreas em que atual. Apesar de atividade considerada controversa, o setor é legalmente respaldado, o que faz com que seja importante estudar.
AHMADI, H. B.; KUSI-SARPONG, S.; REZAEI, J. (2017) ; AGUDELO, M. A. L.; JÓHANNSDÓTTIR, L.; DAVÍDSDÓTTIR, B. (2019) ; AQUEVEQUE, C.; RODRIGO, P.; DURAN, I. J. (2018) ; BELAS, J. et al. (2021); BLASI, S.; CAPORIN, M.; FONTINI, F. (2018); BRUM, A. L. et al. (2020) ; GOOD, J.; THORPE, A. (2020) ; HOFFMAN, A. J. (2018) ; SIMÕES-COELHO, M. F.; FIGUEIRA, A. R. (2021) ; SONG, B.; WEN, J. (2020).